A CPI das Bets no Senado Federal recebe, nesta quarta-feira (14), o influenciador, humorista e ex-fazendeiro Rico Melquiades, um dia após o depoimento da influenciadora digital Virginia Fonseca.
Rico, que tem cerca de 4 milhões de seguidores em sua conta no Instagram, é citado na Operação Game Over 2, deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas para apurar promoção irregular de jogos de azar online.
Quem é
O influenciador Luiz Ricardo Melquiades Santiago, conhecido por Rico Melquiades tem 30 anos e ficou famoso por ter participado de realities como o “De Férias com o Ex: Celebs 2”, em 2021, onde protagonizou muitas brigas e desafetos, mas principalmente por ter vencido o programa “A Fazenda” no mesmo ano, levando o prêmio de R$ 1,5 milhão.
Nascido em Maceió, ele começou a sua carreira na internet em 2018, publicando vídeos engraçados ao lado de seus familiares.
Depois que começaram a viralizar, os conteúdos chamaram a atenção do também influenciador Carlinhos Maia, que o convidou para participar de um espetáculo em conjunto com Davi Mateus.
Alvo de operação
A convocação de Rico na Comissão se deu após ele ter sido alvo da operação Game Over 2, da Polícia Civil de Alagoas, que apurava a promoção irregular de jogos de azar online por meio de influenciadores digitais. Durante a operação — que teve como foco o chamado “jogo do tigrinho” — foram apreendidos celulares, veículos e houve bloqueio de contas bancárias do influenciador.
De acordo com a presidente da CPI, senadora Soraya Thronicke, a presença dele é “essencial para compreender como se estruturam as campanhas de divulgação de jogos ilegais, quais são os vínculos entre influenciadores e essas plataformas, e de que forma tais práticas impactam negativamente a sociedade, em especial os mais vulneráveis.