São Paulo — O surfista francês Nicolas Deniaud, de 45 anos, foi encontrado morto após se afogar no mar de Santos, no litoral sul de São Paulo, na tarde de sábado (5/4). Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o homem foi localizado por outros surfistas que estavam no Canal 5 da praia.
O grupo notou uma prancha na zona de arrebentação e percebeu que, mesmo com as ondas, o objeto não estava se movendo. Ao chegarem perto da prancha, encontraram a vítima. Um salva-vidas foi socorrê-lo, mas o homem perdeu o pulso enquanto aguardava a Unidade de Resgate e Suporte Avançado. Ele foi identificado nessa segunda-feira (7/4).
Nas redes sociais, Deniaud costumava compartilhar momentos em que estava surfando e curtindo sua vida no Brasil. Casado com uma psicanalista brasileira, o homem residia no país há mais de doze anos e lecionava aulas particulares de francês nas zonas sul e oeste de São Paulo.
Apaixonado pelo surfe, Nicolas enxergava o esporte como um estilo de vida. “O surfe é mais do que um esporte, é um modo de vida que transcende as fronteiras entre o mar, a costa e o céu”, descreve ele em uma postagem.


A vítima foi encontrada morta por um grupo de surfistas
Redes sociais/Reprodução
Nas postagens, o homem posava por diversos lugares do Brasil
Redes sociais/Reprodução
Deniaud enxergava o surfe como um modo de vida
Redes sociais/Reprodução
A vítima era formada em gestão de projetos e desenvolvimento sustentável
Redes sociais/Reprodução
Nas redes sociais, Nicolas compartilhava momentos vividos no Brasil
Redes sociais/Reprodução
O surfista mora no Brasil há mais de doze anos
Redes sociais/Reprodução
Nicolas era casado com uma psicanalista brasileira
Redes sociais/Reprodução
O homem lecionava aulas particulares de francês em São Paulo
Redes sociais/Reprodução
Além de surfista, Deniaud era formado em Gestão de Projetos em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Local pela Universidade de Geografia de Nantes, na França. Interessado pelo desenvolvimento sustentável, Nicolas também era mestre em Gestão de Projetos em Desenvolvimento Costeiro.
Segundo a Marinha, todo o litoral paulista estava sob alerta de ressaca no fim de semana devido à frente fria que trouxe fortes chuvas à região sudeste. A previsão era de ondas de até 3 metros nesse fim de semana no litoral sul.