São Paulo — Para celebrar o legado de Rita Lee, as Fábricas de Cultura de São Paulo prepararam uma programação especial e gratuita nesta quinta-feira (8/5). Shows, contações de histórias e uma exposição a céu aberto fazem parte do evento. A morte da cantora completa dois anos neste 8 de maio.
A mostra, chamada de “Galeria da Quebrada”, vai expor colagens de cartazes com as artes criadas por 16 grafiteiros locais e 17 aprendizes das fábricas, inspirados nas canções e no universo de Rita Lee. As obras serão expostas nos entornos das fábricas Belém, Vila Curuçá, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Sapopemba (bairros da zona leste da capital), São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) e Santos (litoral).
O Metrópoles conversou com Renato Barreiros, o superintendente de promoção e articulação das Fábricas de Cultura, que é um dos organizadores da programação. Para ele, é o evento foi tão bacana de planejar “porque a Rita Lee é uma pessoa que apaixona a todos”, disse.





Uma exposição a céu aberto fazem parte do evento Rita Lee Day
Arquivo pessoal
A mostra, chamada de Galeria da Quebrada, vai expor colagens de cartazes
Arquivo pessoal
As artes da mostra foram criadas por 16 grafiteiros locais e 17 aprendizes das fábricas
Arquivo pessoal
Show da banda Rita Lee Cover Oficial e Rocknboles
Arquivo pessoal
Colorindo a Tia Rita é uma atividade de colorir para as crianças
Arquivo pessoal
A primeira homenagem que foi realizada nas fábricas para Rita Lee foi logo que a cantora morreu, em 2023, quando, durante um mês inteiro, mais de 100 atrações contaram o legado da artista. Desde então, é realizado o Rita Lee Day “para lembrar o legado dela e para difundir um pouco da música e de toda a obra dela, principalmente para as crianças que frequentam as fábricas”, contou Renato.
“Para a minha vida pessoal: eu gosto de rock, então, a Rita Lee é a maior rockeira, para mim, do Brasil. É uma pessoa que conseguiu que temas polêmicos fossem debatidos na sociedade. É uma alegria muito grande estar podendo homenagear a Rita Lee aqui nas Fábricas de Cultura”, disse Barreiros.
As artistas Ana Kia e Ray, que assinam dois dos grafites expostos na Galeria da Quebrada, contaram como foi participar do projeto. Ana escolheu retratar a versão “clássica” de Rita Lee, com o cabelo vermelho e os óculos redondos. Já Ray decidiu fazer uma arte inspirada na música Balada do Louco.
Leia também
-
Música
Rita Lee tem clássicos interpretados em EP por Iza, Frejat e Criolo
-
Viralizou
Remédio Ritalina foi inspirado na cantora Rita Lee? Entenda a confusão
-
Celebridades
Rita Lee deixou música inédita para Maria Bethânia: entenda
-
Celebridades
Intérprete de Rita Lee, Mel Lisboa anuncia 1º show solo da carreira
“Foi muito importante participar dessa exposição, porque a Rita Lee, para mim, sempre foi um ícone de mulher empoderada, uma mulher de atitude, uma mulher que leva o rock’n’roll na sua face, na sua essência. Pintar ela, para mim, foi uma experiência muito incrível”, contou Ana Kia ao Metrópoles.
“Eu gosto muito das músicas dela, ela me faz sentir muito autêntica e eu fico muito feliz em poder homenagear a vida dela e deixar marcada para sempre na mente e na visão. Eu simpatizo muito com a Rita Lee, ela é muito engraçada e me fez ser mais eu escutando as músicas dela. A Rita foi uma inspiração para mim”, revelou Ray.
Programação do Rita Lee Day
Apresentações musical
- Banda Rita Lee Cover Oficial e Rocknboles – às 10h, na Fábrica de Cultura Sapopemba.
- Banda Rita Lee Cover Oficial e Rocknboles – às 14h30, na Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo.
Atividade
- Colorindo a Tia Rita – das 10h às 17h, em todas as unidades.
Exposições
- Exposição das telas “Rita Lee” – das 10h às 17h, na Fábrica de Cultura Parque Belém.
- Galeria da Quebrada – das 10h às 17h, em todas as unidades.
Contação de histórias
- Amiga Ursa: Uma História Triste, mas com Final Feliz – às 10h, na Fábrica de Cultura Parque Belém (EMEI Professora Cristiane Crude Santos).
- Amiga Ursa: Uma História Triste, mas com Final Feliz – às 10h, na Fábrica de Cultura Itaim Paulista (CEI Liliane Santana).
- Amiga Ursa: Uma História Triste, mas com Final Feliz – às 13h, na Fábrica de Cultura Vila Curuçá (CEI Crianças Brilhantes).
- Dr. Alex e Vovó Ritinha: Uma Aventura no Espaço – às 9h, na Fábrica de Cultura Vila Curuçá (CEI Orminda Pinto).
- Dr. Alex e Vovó Ritinha: Uma Aventura no Espaço – às 14h, na Fábrica de Cultura Parque Belém (EMEF Padre Antônio Vieira).
- Dr. Alex e Vovó Ritinha: Uma Aventura no Espaço – às 14h30, na Fábrica de Cultura Itaim Paulista (CEI Liliane Santana).