São Paulo — Um sagui-da-serra-escuro, também conhecido como sagui-caveirinha, morreu após ter sido atropelado na via que liga a Rodovia Anhanguera até Santa Cruz da Conceição, na região de Pirassununga, no interior de São Paulo, nesse domingo (9/2).
O veterinário Rodrigo Levy, que realizou os primeiros socorros no macaco e tentou salvá-lo, explicou que é uma raridade encontrar um animal da espécie. Ele afirmou ao Metrópoles que, em 30 anos de profissão, nunca havia visto um. “É uma agulha no palheiro”, disse.
O que se sabe
- O sagui foi encontrado por uma moradora de Pirassununga, que estava trabalhando em sua van escolar na estrada quando avistou o animal.
- Ela ligou para o veterinário, que a orientou a levar o macaquinho de imediato para a clínica.
- Quando o sagui chegou à clínica, ele estava inconsciente. O médico veterinário realizou os primeiros socorros, mas o animal não resistiu.
- Após o óbito, Levy congelou o corpo do animal e acionou a Polícia Ambiental para registrar a ocorrência e procurar um Centro de Pesquisa Genético que o recebesse.
Veja o sagui:



Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
O corpinho do sagui vai ser doado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) Univap, em Jacareí, onde passará por um estudo genético para fins de estudo científico.
Leia também
-
São Paulo
Vídeo: lobo-guará tem perna amputada após resgate no interior de SP
-
Brasil
Ecologia das estradas protege animais silvestres de atropelamentos
-
São Paulo
Polícia encontra animais silvestres vivos e empalhados na Grande SP
-
Distrito Federal
Vídeo mostra resgate de pássaros e animais silvestres em Santa Maria
Rodrigo Levy fez um apelo para que os motoristas tomem cuidado com os animais silvestres nas estradas.