Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Saiba como usar corretamente o travessão, alvo de polêmica por IA

O travessão, um dos sinais de pontuação presentes na língua portuguesa, virou alvo de polêmica nas redes sociais. Alguns usuários associaram a presença do recurso nos textos ao ChatGPT, tirando a originalidade.

No entanto, o travessão é sinal gráfico antigo na linguagem humana. Os primeiros registros do travessão na língua portuguesa datam do século 16. Por conta disso, é incorreto associar a criação do recurso à inteligência artificial.

No livro “Moderna Gramática Portuguesa – 40ª edição” (Editora Nova Fronteira), Evanildo Bechara explica os usos corretos do travessão. O gramático, atualmente com 97 anos, é considerado um dos principais estudiosos da área no Brasil. Professor titular e emérito da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da UFF (Universidade Federal Fluminense), ele também é membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Galega da Língua Portuguesa, além de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra.

Em sua obra, Bechara destaca que o travessão pode ser utilizado para substituir vírgulas, parênteses, colchetes, dois-pontos ou para assinalar uma expressão intercalada.

Ainda de acordo com o docente, é importante que quem está escrevendo não confunda o recurso com o hífen ou traço de divisão empregado na partição de sílabas (como ocorre, por exemplo, em: ab-so-lu-ta-men-te).

Veja alguns exemplos do uso do travessão:

Expressão intercalada

Na expressão intercalada, o recurso pode ser aplicado, entre outros casos, quando o autor deseja inserir uma explicação. Isso ocorre no trecho “E logo me apresentou à mulher — uma estimável senhora — e à filha”, da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.

Travessão dupla

A norma também prevê que o travessão duplo seja uma opção para isolar determinado trecho de uma frase que tenha o objetivo de explicar ou dar destaque. Um exemplo disso é: “A viagem foi adiada — por problemas  — para o próximo ano”.

Pausa mais forte

Outra possibilidade do uso do travessão é nos casos em que é desejado uma pausa mais forte durante a leitura de um texto. Veja um exemplo dado pelo docente: “… e se estabelece uma cousa que poderemos chamar — solidariedade do aborrecimento humano”.

Mudança de interlocutor

Um dos usos mais recorrentes do travessão é na mudança de interlocutor durante um discurso, como ocorre neste trecho de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”:
“— Ah! respirou Lobo Neves, sentando-se preguiçosamente no sofá.
— Cansado? perguntei eu.
— Muito; aturei duas maçadas de primeira ordem (…)”.

Nesse caso, pode, ou não, combinar-se com as aspas.

Ênfase

O travessão também serve para enfatizar um trecho em determinada oração. Um exemplo disso ocorre em um trecho de “Poemas Malditos”, de Álvares de Azevedo. Veja:

“Junto ao leito dormem meus poetas — Dante, Bíblia, Shakespeare e Byron — na mesa confundidos”.

Conheça professores de português para seguir nas redes sociais

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H