A apresentadora Luciana Gimenez afirmou ser demissexual. Após a revelação, o termo se tornou um dos mais pesquisados do Google, com muitas pessoas curiosas sobre o que é a orientação.
“Para sair com alguém, normalmente eu conheço, saio para jantar, vejo se vale a pena. Eu tenho muito respeito pelo meu corpo. Para eu ficar nua na frente de uma pessoa, tem que valer muito a pena”, revelou.
Outras artistas, como Iza, Giovanna Ewbank, Bruna Marquezine e Drew Barrymore, já revelaram se identificar com a demissexualidade.
A quem não sabe, demissexualidade é uma orientação sexual que consiste em apenas sentir atração sexual por uma pessoa se houver um laço afetivo, admiração ou conexão em qualquer nível.

Luciana Gimenez
Instagram/Reprodução
Iza
Instagram/Reprodução
Giovanna Ewbank
Divulgação
Bruna Marquezine
Christina House / Los Angeles Times via Getty Images
Drew Barrymore
Foto: Instagram/Reprodução
A orientação é um espectro dentro da assexualidade, que é a falta total, parcial ou condicional do desejo sexual. Nesse caso, o desejo do demissexual está condicionado ao vínculo.
Em entrevista anterior à Pouca Vergonha, a sexóloga Alessandra Araújo destacou que a sexualidade vai muito além de atração e questão de gênero.
Cada uma dessas orientações trabalha uma questão funcional, cognitiva e comportamental do sujeito.
“É importante que essa identificação não seja invalidada ou negligenciada, porque cada um funciona de uma forma diferente — e está tudo bem. Quando essas nomenclaturas são diminuídas e as pessoas não têm a permissividade necessária para se identificar, existe muito sofrimento psíquico”, afirmou.