São Paulo — O radar que mais aplicou multas em São Paulo, em 2024, fica na região central da cidade, flagrou ao menos 14 infrações por hora e foi instalado em junho. O equipamento detecta excesso de velocidade, desrespeito ao rodízio e circulação de caminhões fora do horário estabelecido pela prefeitura.
O radar campeão em multas fica na pista sentido bairro-centro da Avenida Prestes Maia, na altura do número 913 (mais 13 metros), e levou a 60.597 autuações no último semestre do ano passado. Na prática, é o primeiro radar após a Passarela Rua das Noivas, que liga a Estação da Luz à Rua João Teodoro, para quem segue em direção ao Anhangabaú.






Avenida Prestes Maia, na região central de São Paulo, onde está radar campeão de multas na capital paulista
William Cardoso/Metrópoles
Avenida Prestes Maia, na região central de São Paulo, onde está radar campeão de multas na capital paulista
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Trânsito na região central de São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
No local, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h. As placas indicando o limite começam a aparecer pouco depois do cruzamento com a Rua Ribeiro de Lima, a 400 metros de distância. Na sequência, há também indicação perto da Estação da Luz, na parte inferior da passarela para pedestres e ainda no próprio poste onde está instalado o radar.
Entre julho e dezembro, o equipamento detectou 40.900 motoristas trafegando com velocidade superior à permitida em até 20% — o número representa praticamente 2 em cada 3 infrações.
Mais 10.722 veículos passaram pelo local de forma indevida durante o horário de rodízio (17,7%). Chama a atenção também o fato de que 1.050 motoristas trafegaram com velocidade superior à permitida em mais de 50% — ou seja, com limite de 50 km/h, aceleraram a 75 km/h ou mais.
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O trecho onde está o radar é parte importante do Corredor Norte-Sul, que atravessa a cidade desde o bairro de Santana, na zona norte, até a região de Santo Amaro, na zona sul, cruzando a região central da capital paulista.
Multas
Segundo a Prefeitura de São Paulo, foram flagradas mais de 6,4 milhões infrações na cidade em 2024 — uma a cada cinco segundos —, sendo 4,8 milhões por meio eletrônico (74,3%).
Pouco mais da metade dos veículos envolvidos em infrações (54,26%) recebeu apenas uma multa. Aqueles com três ou mais infrações representam 14,92% do total de multados na cidade.
Veja os 10 radares que mais multaram em 2024
- Avenida Prestes Maia (Bairro/Centro), a mais 13 metros do número 913 A – 60.597
- Marginal Pinheiros Pista Expressa (Interlagos/Castelo Branco), a menos 15 metros da Ponte Eusébio Matoso – 42.153
- Al. Gabriel Monteiro da Silva (Marginal Pinheiros/Centro), número 2.453 – 42.149
- Marg. Tietê, pista expressa (Ayrton Senna/Castelo Branco) a mais 247 metros do km 10,5 – 38.148
- Av. Alcântara Machado (Centro/Bairro), número 638 – 37.607
- Av. Nove de Julho (Centro/Bairro), número 5.866 – 37.521
- Av. Embaixador Macedo Soares (Castelo Branco/Ayrton Senna), número 10.001 – 37.234
- Av. Paulo VI (Pinheiros/Sumaré), a mais 35 metros da R. Lisboa – 36.498
- Av. Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores (Mauá/Ayrton Senna), a menos 280 metros da Av. Sapopemba – 36.438
- Av. Nove de Julho (Centro/Bairro), número 2.054 – 35.598
O que diz a CET
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que a capital paulista tem a mesma quantidade de pontos de fiscalização eletrônica desde 2014. As informações estão disponíveis a todos os cidadãos
A CET diz também que o radar localizado no sentido centro da Avenida Prestes Maia, pouco após o número 913, é fruto de remanejamento e foi ativado em junho, já com as atualizações tecnológicas previstas pela Portaria 158/2022 do Inmetro.
A companhia afirma que todos os equipamentos de fiscalização eletrônica existentes na cidade estão sinalizados e instalados em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Resolução Contran 798/20. “A via em que se encontra o equipamento atualmente tem placas de regulamentação de velocidade nos 1.200, 700, 500 e 50 metros que antecedem o equipamento, além do próprio local em que o equipamento está”, diz, em nota.