Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

São Paulo registra maior taxa de homicídios ocultos do país. Entenda

São Paulo — O estado de São Paulo registrou a maior taxa de homicídios ocultos do país em 2023, com 4,8 a cada 100 mil habitantes, de acordo com o último Atlas da Violência, publicado nesta segunda-feira (12/5).

O levantamento, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), considera as mortes violentas que as autoridades não conseguiram identificar a causa, as chamadas Mortes Violentas por Causa Indeterminada.

Os pesquisadores estimaram o número de homicídios ocultos com uma metodologia baseada em modelos de aprendizado supervisionado (machine learning), a partir de dados de mortes por causas não naturais ou violentas ocorridas no Brasil desde 1996.

No período entre 2013 e 2023, a soma dos homicídios ocultos foi maior do que a dos homicídios registrados apenas no último ano. São Paulo foi o caso mais extremo: em 2023, o estado deixou de registrar 2.777 homicídios.

“Assim, enquanto a taxa de homicídios registrados era de 6,4 para cada cem mil habitantes, a taxa estimada naquele ano era de 11,2. Com isso, o estado de São Paulo deixa de ser a UF [Unidade Federativa] menos violenta da nação, passando para a segunda posição, atrás de Santa Catarina”, diz o estudo.

Ainda segundo o levantamento, “a incapacidade do Estado em identificar a causa básica do óbito aumentou consideravelmente a partir de 2018”. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia concentram 66,4% das Mortes Violentas por Causa Indeterminada, indica o Atlas.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H