Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Secretários brasileiros ficam “ilhados” em hotel após apagão na Europa

Secretários de educação de diversos estados brasileiros relatam ter ficado “ilhados” em hotel após problemas com energia. A situação foi gerada pelo apagão geral que atingiu regiões da Europa nesta segunda-feira (28/4).

Os profissionais estão em Barcelona, na Espanha, para participar do II Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem, que é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) junto com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).


O que se sabe sobre o apagão na Europa até agora

  • Espanha e Portugal enfrentam um apagão geral nesta segunda-feira (28/4), desde as 12h30 no horário local (por volta das 7h30 no horário de Brasília).
  • Partes do País Basco, na França, foram brevemente afetadas, mas não por muito tempo.
  • A falta de energia afeta trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países.
  • Inicialmente, autoridades portuguesas haviam relacionado o apagão a um ciberataque, o que foi desmentido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.

Informações apuradas pelo Metrópoles indicam que o gerador do hotel onde os secretários estão hospedados apenas permitira luz nos apartamentos e para carregar os celulares nas tomadas. Os elevadores não estavam funcionando e, diante da situação, o evento previsto para esta segunda-feira (28/4) foi cancelado.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal, participa do seminário e relembra sobre o momento que o apagão atingiu o local onde estão. Segundo o relato da educadora, a energia não havia voltado até as 15h30, no horário de Brasília.

“Nós estávamos no meio de uma reunião, o gerador entrou em funcionamento e ficou todo mundo sem entender porque os microfones não estavam funcionando. Apenas a luz voltou. Então, aos pouquinhos, a gente foi entender que houve realmente um blackout”, comenta.

A secretaria ainda menciona que a expectativa é que poderia levar até 10 horas para que a energia seja retomada: “Aqui na região que nós estamos, central de Barcelona, não retornou ainda. Então, é aguardar, normalizar, mas é uma sensação muito estranha, porque você fica sem entender o porquê de estar sem luz”.

Por fim, Hélvia Paranaguá contou que o grupo brasileiro está muito tranquilo e todos estão sendo muito bem assistidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Apagão na Europa

A operadora de redes energéticas REN, de Portugal, informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro, conhecido como vibração atmosférica induzida.

Ainda de acordo com a empresa, o restabelecimento da energia pode demorar até uma semana, devido à complexidade do fenômeno e à necessidade de “equilibrar os fluxos elétricos internacionais”.

4 imagens

1 de 4

Getty Images

2 de 4

Adri Salido/Getty Images)

3 de 4

Reprodução

4 de 4

Getty Images

No início da tarde no Brasil, a energia elétrica foi parcialmente restaurada em algumas áreas da Espanha, segunda a operadora de energia elétrica do país, Red Eléctrica.

“A tensão já foi restaurada em subestações em diversas áreas no norte, sul e oeste da península”, informou a empresa em um comunicado. “Continuamos trabalhando com todos os recursos para restabelecer a energia o mais rápido possível em todo o território. O principal objetivo dos trabalhos de restauração nesta fase é restabelecer a energia para as unidades geradoras.”

O restabelecimento de energia na Espanha, segundo a Red Eléctrica, pode levar de 6 horas a 10 horas. Quanto ao fenômeno atmosférico raro, o apagão aconteceu “devido a variações extremas de temperatura no interior de Espanha”.

“Verificaram-se oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kv), um fenômeno conhecido por vibração atmosférica induzida por Ging. Essas oscilações provocaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada”, explicou a operadora de redes energéticas de Portugal.

A operadora de energia ainda confirmou um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica — ocupada, na sua maior parte, por Portugal, Espanha, Andorra, Gibraltar e pequenas porções de território francês.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H