Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Sem pagar salários, Neta Auto entra em rec…

Mesmo com todas as declarações negando que estaria perto de falir, a Hozon New Energy, dona da marca Neta, entrou em recuperação judicial na China. O pedido veio após a agência de marketing Shanghai Yuxing pedir pela falência da fabricante, citando um débito de 5,3 milhões de yuan (R$ 4 milhões), ao mesmo tempo em que funcionários protestam contra a empresa por causa dos salários atrasados.

No comunicado enviado à imprensa, a Neta Auto afirma que o processo será conduzido pela sistema judiciário da província de Zhejiang e busca resolver os débitos da empresa enquanto busca por novos investimentos e reorganiza a estrutura administrativa da empresa.

(Reprodução/Internet)

A reorganização prevê mudar toda a estrutura, inclusive com um novo CEO, que trabalhará com os administradores para conseguir novos aportes. A empresa promete manter o fornecimento de peças e todo o atendimento de pós-venda funcionando sem nenhum problema.

Compartilhe essa matéria via:

Há, também, uma expectativa de que possam retornar o desenvolvimento de novos produtos, com foco em um novo chassi e na tecnologia de condução autônoma. A Neta tem planos de lançar três novos veículos até 2027.

Continua após a publicidade

Neta x
Neta X (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Apesar de declarar que isto não afetará seus negócios internacionais no Brasil, Indonésia e Tailândia, a companhia admite que a produção na China será “gradualmente” retomada nos próximos meses. Anteriormente a marca havia dito que este processo levaria até três meses e que apenas os Neta X e L retornariam, enquanto o Aya e o GT não tem previsão de voltar às linhas de montagem.

Isto é um impacto direto para a marca em alguns mercados, como o Brasil, por impedir a importação de mais modelos para atender uma possível demanda.

Neta vira concessionária GAC (4)
(Anônimo/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

No caso específico do Brasil, a fabricante teria um estoque de 800 veículos no país, eliminando a necessidade de trazer mais unidades por um tempo. A marca tem apenas cinco de vendas no país, no Rio de Janeiro, Brasília, Maceió, Recife e Natal.

Nos últimos dias, um vídeo circulou nas redes sociais chinesas mostrando diversos funcionários invadindo o escritório do CEO da Neta, Fang Yunzhou, exigindo o pagamento dos salários atrasados. O site TMTpost conversou com um dos trabalhadores, que explicou que mais de 100 pessoas participaram do protesto.

Funcionários da Neta cobram salários atrasados
(Reprodução/Internet)

Desde ontem (12), todos os funcionários estão trabalhando de casa e a sede em Xangai está fechada. A empresa foi forçada a deixar o prédio. Isto aconteceu apenas alguns dias depois de terem saído da sede anterior.

Continua após a publicidade

No vídeo, um dos funcionários afirma que está sem receber desde novembro passado. Muitos tiveram o salário cortado pela metade, enquanto alguns receberam valores irrisórios. A mídia chinesa afirma que mais de 2.900 pessoas foram demitidas, o que era quase metade da força de trabalho, com o número agora por volta de 800 funcionários.

O pedido de recuperação judicial pode não ser suficiente para salvar a Neta Auto. A empresa já sofreu diversos processos, desde o ano passado, por não pagar débitos e salários. Após perder as ações, a justiça não encontrou ativos suficientes para pagar as indenizações. Um exemplo é o caso de duas empresas afiliadas à fabricante, que tiveram suas contas congeladas e ambas tinham menos de 500 yuan (R$ 386).

A Neta tem um problema sério de fluxo de caixa. A fabricante tinha apenas 2,83 bilhões de yuan (R$ 2,18 bilhões) em caixa há dois anos, enquanto as suas dívidas e custos operacionais chegaram a 15,4 bilhões de yuan (R$ 11,9 bilhões).

Continua após a publicidade

Para se salvar, a fabricante tentou conseguir um novo investimento e transformar os débitos em ações da empresa para os credores. A tática não funcionou, com diversos fornecedores dizendo que só poderiam eliminar 2 bilhões de yuan (R$ 1,54 bilhões), deixando uma dívida enorme.

Neta concessionaria RJ
Concessionária da Neta no Rio de Janeiro foi a primeira aberta no Brasil (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)

A Tailândia era vista como uma forma de salvar a empresa, após uma boa estreia no mercado local, buscando uma linha de crédito e fechando um acordo com diversas empresas locais, incluindo para produzir carros no país. O plano foi pelo ralo após Zhou Jiang, presidente da operação global da Neta, pedir demissão, junto com diversos executivos que faziam parte de seu time.

Há uma semana, a operação brasileira da Neta reiterou que não irá encerrar as vendas no Brasil, reestabelecendo seu site e redes sociais.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H