Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Sem resposta à carta, Heinze quer convocação de Haddad no Senado

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) afirmou ter apresentado um pedido de convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para prestar esclarecimentos na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Após ser protocolado, o requerimento precisa ser pautado pela presidência da comissão e aprovado pelo colegiado. Segundo o senador, o pedido será apresentado na tarde desta terça-feira (8).

Heinze afirma que, em 17 de março, políticos e representantes do agronegócio enviaram à Fazenda uma carta com sugestões para mitigar os impactos enfrentados pelos produtores rurais. O documento foi elaborado durante um painel da Expodireto, uma das maiores feiras do setor.

Mais de três semanas depois, segundo o senador, não houve resposta nem manifestação por parte do ministério.

A carta pede, entre outros pontos, apoio à discussão do Projeto de Lei nº 320/2025, que trata da securitização das operações de crédito rural contratadas até 30 de junho de 2025. O grupo também solicita:

  • Aumento do prazo para pagamento e redução dos juros que permitam a amortização das dívidas em até 20 anos;
  • Inclusão de operações judicializadas para garantir que produtores que enfrentam disputas judiciais possam aderir ao programa de securitização;
  • Estabelecimento de uma linha especial de crédito pelo BNDES para a recuperação do solo e projetos de irrigação frente às adversidades climáticas.

A crise no setor, segundo a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), resultou em perdas de mais de 40 milhões de toneladas de grãos entre 2020 e 2024 — um prejuízo direto de R$ 117 bilhões e impacto de R$ 319 bilhões na economia nacional, o equivalente a 49% do PIB gaúcho.

Nos últimos quatro anos, o estado foi atingido por estiagens prolongadas, chuvas intensas e enchentes devastadoras.

A CNN procurou o ministro da Fazenda para comentar a questão, mas ainda não recebeu retorno.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H