Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Senado aprova PEC que permite a estados legislar sobre proteção do idoso

O Senado aprovou, na última terça-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite que estados e o Distrito Federal possam criar legislações para a proteção de idosos. Agora, a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.

O texto foi aprovado com 57 votos a favor no primeiro turno e 55 votos favoráveis no segundo, sem votos contrários. Para o autor da PEC, senador Wellington Fagundes (PL-MT), as políticas públicas para a população com mais de 60 anos precisam de reformas.

“Este é um momento histórico. Finalmente conseguimos incluir a proteção aos idosos entre as competências legislativas da União, dos estados e também do Distrito Federal. Ou seja, a partir de agora não dependemos mais apenas do governo federal para avançar em políticas voltadas à população idosa”, disse.

Em 2019, quando foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o então relator do texto, ex-senador Lasier Martins (RS), apontou que a Constituição já estabelece competência legislativa concorrente da União, dos estados e do DF no amparo de grupos vulneráveis, e, por isso, avaliou como pertinente a inclusão dos idosos na lista.

A última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo semestre de 2024, mostra que o número de idosos brasileiros mais do que duplicou no período entre os anos de 2000 e 2023.

Em pouco mais de duas décadas, a população brasileira com 60 anos ou mais passou de 15,2 milhões para 33 milhões de pessoas.

*Sob supervisão de Renata Souza

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H