Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Seres humanos podem pegar gripe aviária? Entenda

O primeiro foco de gripe aviária no Brasil foi confirmado nessa quinta-feira (15/5) em uma granja comercial localizada em Montenegro (RS). A doença, que já circula no mundo há mais de duas décadas, chegou ao território brasileiro em 2023, mas, até então, havia sido detectada apenas em aves silvestres.


Entenda o que é a gripe aviária

  • Também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos, no entanto, com um baixo risco.
  • Entre os principais sintomas apresentados nas aves, estão dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.
  • Todas as suspeitas de gripe aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária.

A confirmação da doença no país levantou uma dúvida comum entre os brasileiros: é possível que seres humanos contraiam a gripe aviária?

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a resposta é sim — mas o risco é considerado baixo.

“O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas, vivas ou mortas”, informou a pasta.

Cuidados necessários

A transmissão para humanos acontece, principalmente, quando há contato direto com secreções e fluídos de aves contaminadas, estejam elas vivas ou mortas. Isso inclui fezes e secreções respiratórias, pelas quais o vírus é eliminado. Por isso, o Ministério da Agricultura orienta que as pessoas não toquem nem recolham aves doentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também alerta que objetos ou água contaminados com essas secreções podem ser fonte de infecção. Já o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos observa que os casos em humanos costumam ocorrer após exposição sem proteção adequada, como a ausência de máscara ou proteção ocular.

E o consumo de carne e ovos? Há risco?

Segundo o Ministério da Agricultura e a OMS, não há registro de contaminação por meio da ingestão de carne de frango ou ovos preparados corretamente. Ou seja, os alimentos seguem seguros para consumo.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reforça a orientação.

“Não há risco da pessoa se contaminar consumindo carne de frango e ovos. Pode consumir com tranquilidade”, afirmou em entrevista à GloboNews. Ele explicou ainda que o processo de cozimento elimina o vírus, assim como outras possíveis ameaças, como a salmonella.

Quem está mais exposto ao vírus?

O maior risco é para pessoas que lidam diretamente com aves infectadas. Isso inclui criadores, tratadores e profissionais envolvidos em ações de controle sanitário.

“O risco para humanos existe para quem manuseia o animal, quer sejam os tratadores, no dia a dia, ou o profissional que vai recolher carcaças de animais que morreram fruto desse vírus”, explicou o ministro.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H