A Geely quer expandir suas operações ao redor do mundo e, principalmente, na América do Sul. Uma das maiores fabricantes da China já está presente no país com a Volvo (adquirida em 2010) e Zeekr, além de preparar a chegada da marca que carrega o nome da empresa e da Lynk & Co. Um quarto nome está a caminho e será a Smart.
QUATRO RODAS obteve uma confirmação de fontes ligadas à Smart, que está estruturando a operação para toda a América do Sul. O Brasil, é claro, faz parte dos planos. “O Brasil é o maior mercado da região, não podemos ficar de fora”, revela a fonte. Atualmente, a previsão é que comece a vender carros até 2026.
O trabalho começou há um ano e ainda caminha devagar, já que a marca mira em diversos mercados latinos além do Brasil. A Smart chegou ao Chile no final de 2024 e, em breve, estará na Colômbia, Equador e Uruguai. Em todos os casos, uma empresa local tornou-se a representante oficial.

Ainda não está claro se a Smart virá como uma empresa própria, como aconteceu com a Zeekr, ou se trabalhará com um parceiro local, caminho escolhido pela Geely, que deixou toda a responsabilidade de criar o negócio e gerenciá-lo para a Renault – incluindo uma possível produção em São José dos Pinhais (PR).
Compartilhe essa matéria via:
Não será tão simples reintroduzir a Smart no Brasil. A marca, criada pela Mercedes-Benz, chegou aqui em 2009, mas nunca teve o sucesso, encerrando a operação em 2016. A proposta de ser um carro urbano e diminuto era interessante, porém difícil de aceitar a um preço semelhante a de automóveis maiores.

A renovação veio quando a Mercedes-Benz fez uma parceria com a chinesa Geely, criando uma joint venture para reviver a Smart. A produção foi para a China, junto com a sede, e os novos modelos começarm a usar a plataforma SEA da Geely.
Esta reestruturação dos negócios tem funcionado. A nova Smart agora oferece carros maiores e totalmente elétricos, bem longe dos subcompactos de dois lugares de antigamente.

Se a estratégia for a mesma que na Europa e nos demais países da América Latina, a Smart deve desembarcar com dois modelos. Um deles é o Smart #1, um SUV compacto de 4,27 metros e que deu origem ao Volvo EX30 e Zeekr X. É vendido com um motor de 272 cv e ainda existe uma versão preparada da Brabus com dois motores, 428 cv e tração integral.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
O segundo modelo poderia ser o Smart #3, este um utilitário médio de 4,44 m. A versão padrão tem um motor único no eixo traseiro, entregando 272 cv como no #1. Também possui a variante Brabus de tração integral, adotando um segundo motor na dianteira, gerando um total de 428 cv.