São Paulo — A Defesa Civil emitiu alerta para a chegada de uma frente fria entre domingo (9/3) e segunda-feira (10/3), com chuvas intensas e rajadas de vento de até 80 km/h. O governo estadual pretende montar um gabinete de crise para acompanhar a situação, que será precedida por calor extremo em algumas regiões de São Paulo, o que levará até a distribuição gratuita de água na capital paulista, onde a temperatura alcançará 35°C.
Diretor do núcleo de situação de anormalidade da Defesa Civil, o capitão da Polícia Militar (PM) Rodrigo Fiorentini disse, durante reunião nesta sexta (7/3) com representantes dos municípios, que o cenário dos próximos dias é “alarmante”. “Pedimos à população para que todos fiquem atentos aos alertas do cellbroadcast e que os municípios deem uma atenção maior nas ações de prevenção e proteção do cidadão”, ressalta.
Segundo a Defesa Civil, a cidade de São Paulo e a região metropolitana estão entre as áreas com alto risco de chuvas. Também entram na lista do órgão estadual Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília.
Com risco moderado estão as regiões de Bauru, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.
No domingo, haverá um gabinete de crise montado a partir das 18h com representantes das concessionárias de energia, água e órgãos públicos. “O gabinete deve ficar mobilizado até terça-feira (11), para garantir pronta resposta a possíveis estragos causados pelos temporais”, diz a Defesa Civil.
Além das tempestades, a Defesa Civil prevê calor extremo, chegando a 37°C em algumas regiões do estado. Na capital, haverá distribuição de água das 11h às 15h na região do Parque Ibirapuera, que receberá blocos do pós-Carnaval.
O alerta severo para onda de calor foi emitido pela primeira vez para moradores de cidades de Presidente Prudente e Araçatuba.