Os municípios do ABC Paulista, na região metropolitana de São Paulo, assinaram um acordo de cooperação técnica para integrar as ações de suas Guardas Civis Municipais (GCMs). Na prática, o acordo dá autorização para que as equipes de cada guarda possa entrar e permanecer livremente no território das cidades vizinhas.
De acordo com o convênio, a atuação fora do território será permitida “durante os trabalhos preventivos e repressivos”, desde que sejam respeitados os “limites de competência administrativa de cada ente político”.
A parceria foi firmada em reunião da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (foto em destaque), realizada na última terça-feira (13/5). Compõem o consórcio as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo.
O termo de cooperação também prevê a realização de operações conjuntas nas regiões de divisa, além do compartilhamento de dados e informações como vídeos e imagens dos sistemas de monitoramento eletrônico e denúncias de infrações.
“O objetivo é unir esforços entre as GCMs e as polícias Civil e Militar para redução dos índices criminais na região”, afirmou o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.