Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

SRAG: conheça doença que causou emergência em MG e em Florianópolis

O estado de Minas Gerais e a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, decretaram situação de emergência pública devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Mas o que é a doença? 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do governo de Santa Catarina diz que a condição “abrange casos de Síndrome Gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória”.

O quadro pode ser causado por vírus, como influenza e coronavírus, bactérias e até fungos que atingem os pulmões.

 

Entre os sintomas, os pacientes com SRAG podem apresentar febre (temperatura corporal maior ou igual a 37,8ºC), dificuldade ou desconforto para respirar, diminuição da oxigenação sanguínea, sensação de peso no peito e rosto ou lábios arroxeados, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Crianças também podem ter falta de ar, desidratação e diminuição do apetite.

Além de geralmente aparecer junto a uma pneumonia, a doença pode lesionar os alvéolos — onde há troca gasosa nos pulmões.

O tratamento pode envolver a suplementação de oxigênio e fisioterapia respiratória, segundo o Hospital Albert Einstein. Apesar de ser um procedimento muitas vezes suficiente para a melhora da maioria dos pacientes, alguns precisam passar por intubação.

E quais são as medidas preventivas da SRAG? Ainda conforme o hospital, o ideal para evitar a doença é ter a vacinação em dia contra agentes respiratórios que podem agravar quadros respiratórios.

A campanha de vacinação contra a gripe, inclusive, começou em abril. A imunização é a principal forma de prevenir a infecção pelo vírus influenza e as suas complicações, reduzindo o risco de internações e de morte.

Minas Gerais e Florianópolis

O Governo de Minas Gerais e o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, decretaram emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de SRAG nas regiões.

Segundo a prefeitura da capital catarinense, indicadores epidemiológicos revelam aumento expressivo nos índices de internações em leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatal, pediátrica e de adultos.

Até o último dia 24 de abril, em Minas Gerais, o número de internações por SRAG chegou a 26.817, enquanto 397 mortes foram registradas, apenas em 2025.

Influenza A: o que é, sintomas e riscos

*Com informações de Fernanda PalharesHelena Barra, da CNN, e de Vitor Abdala, repórter da Agência Brasil

 

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H