Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

SRAG: quais vírus podem levar ao quadro que causou emergência?

O Governo de Minas Gerais e a prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, decretaram emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na sexta-feira (2).

A SRAG é uma condição que abrange casos de síndrome gripal que causam comprometimento da função respiratória. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, as causas podem ser diferentes vírus respiratórios, como influenza (causador da gripe), Covid-19, rinovírus (causador do resfriado), vírus sincicial respiratório (VSR, causador da bronquiolite), entre outros.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portella, do Boletim InfoGripe e do Programa do Processamento Científico da Fiocruz, os cientistas têm observado na última semana, em diferentes estados, a tendência de aumento das hospitalizações por SRAG associado ao vírus influenza.

Além disso, de acordo com a pesquisadora, o cenário nacional também está relacionado a casos de VSR em muitos estados do país e ao início do crescimento de casos de SRAG por influenza A.

“O rinovírus também tem contribuído para o aumento de SRAG entre crianças e adolescentes de dois a 14 anos, embora já haja sinais de desaceleração desse crescimento. Já as hospitalizações por influenza A, que atingem principalmente a população de jovens, adultos e idosos, têm crescido em muitos estados do país, atingindo níveis de incidência moderada a alta nos idosos no Amazonas, Mato Grosso do Sul e Pará”, informa a pesquisadora em comunicado divulgado pela Fiocruz.

Ainda de acordo com a fundação, no ano epidemiológico de 2025, já foram notificados 45.228 casos de SRAG, sendo 19.420 (42,9%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório; 18.640 (41,2%) negativos; e ao menos 4.262 (9,4%) estão aguardando resultado laboratorial.

Entre os casos positivos do ano corrente, observou-se 11,2% para influenza A; 1,6% para influenza B; 38,4% para VSR; 27,9% para rinovírus; e 20,7% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

Quais são os sintomas de SRAG?

Entre os sintomas, os pacientes com SRAG podem apresentar febre (temperatura corporal maior ou igual a 37,8 °C), dificuldade ou desconforto para respirar, diminuição da oxigenação sanguínea, sensação de peso no peito e rosto ou lábios arroxeados, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Crianças também podem ter falta de ar, desidratação e diminuição do apetite.

O tratamento pode envolver a suplementação de oxigênio e fisioterapia respiratória, segundo o Hospital Albert Einstein. Apesar de ser um procedimento muitas vezes suficiente para a melhora da maioria dos pacientes, alguns precisam passar por intubação.

A prevenção da SRAG é feita com a vacinação contra os agentes infecciosos.

*Com informações de Gabriela Piva

Vacina da gripe 2025: saiba tudo sobre campanha deste ano

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H