Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

STF recusa impedimento de Dino em julgamento sobre tentativa de golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem maioria para recusar duas ações contra a participação do ministro Flávio Dino no julgamento da tentativa de golpe de Estado, em 2022, na Corte. Os pedidos foram feitos pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do general Mario Fernandes.

Segundo os advogados de Bolsonaro, o ministro não estaria apto a analisar o caso por já ter protocolado, em 2021, uma queixa-crime contra Bolsonaro. Na época, Dino era governador do Maranhão e o então presidente da República o acusou de não utilizar a Polícia Militar para melhorar a segurança em visita ao estado.

Já a defesa do general argumentou que, como ministro da Justiça e Segurança Pública, Dino “procedeu diretamente com as investigações” dos atos do 8 de janeiro de 2023 e “emitiu juízo de valor, tipificando os fatos, portanto não reunindo as condições subjetivas para a imparcialidade imposta ao julgador, diante da relação direta com os fatos denunciados”.

O presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, já tinha se manifestado contra o requerimento e pediu também manifestação de Dino, que se disse apto a participar do julgamento.

Depois disso, Barroso pautou o questionamento da defesa no plenário virtual para a manifestação dos demais magistrados. A análise em ambiente virtual teve início às 11h desta quarta-feira (19). Dino não pode participar da votação.

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) será julgada na Primeira Turma do STF, da qual Dino faz parte. Além dele, compõem a turma os ministros Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H