Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Superlotação: Hospital da USP tem ocupação 300% acima da capacidade

São Paulo — O Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP) enfrenta mais um episódio de superlotação. O pronto-socorro (PS) está com ocupação acima de 300% de sua capacidade e casos menos graves são encaminhados para atendimentos de rede de atenção primária, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA).

O cenário já se estende há, pelo menos, dois anos. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), o HU sofre com desmonte, em especial pela falta de funcionários devido a suspensão de concursos. A contratação de efetivos só voltou a ser feita em 2023.

Em julho de 2024, o Sintusp relatou que a UTI de adultos do hospital estava com todos os leitos ocupados e com a semi-intensiva bloqueada em decorrência da falta de funcionários — calcula-se que cerca de 100 leitos estavam sem uso por conta disso.

Em nota, o Hospital Universitário afirmou que, atulmente, há apenas 11 leitos de observação e estão sendo utilizadas macas extras devido a alta demanada de urgência. “Somado à limitação da estrutura física, há que se considerar a sobrecarga para a equipe assistencial, dimensionada para atender um número de pacientes que vem se tornando maior a cada dia, com quadros clínicos e sociais cada vez mais complexos.”

A unidade médica declarou ainda que a condição tem sido reportada às autoridades da saúde com objetivo de buscar soluções estruturantes. “O HU-USP cumpre um papel importante na formação de profissionais da saúde e colabora com o SUS dentro de sua capacidade, a ampliação de leitos e de serviços de saúde na região depende de ações coordenadas das autoridades públicas de saúde, que devem considerar as necessidades locais e garantir o adequado acesso da população aos serviços hospitalares”.

Superlotação não é novidade

Em agosto de 2023, o HU suspendeu por tempo indeterminado o atendimento de pacientes no pronto-socorro adulto e cirurgias eletivas foram canceladas até o final do mês.

A administração revelou, à época, que a decisão foi resultado de uma superlotação na unidade, que estava recebendo mais que o dobro do número de pacientes que foi planejada para atender.

O HU também solicitou que o Samu, o Corpo de Bombeiros e os sistemas da rede municipal e estadual não encaminhassem novos pacientes para a unidade.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H