São Paulo — O governo Tarcísio de Freitas oficializou a troca no Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo. O coronel Cássio Araújo de Freitas, que estava no cargo desde janeiro de 2023, vai para a reserva. No lugar dele, assume o coronel José Augusto Coutinho que, até então, era subcomandante da corporação e também já foi comandante da Rota.
A informação foi antecipada pelo Metrópoles e confirmada nesta quinta-feira (17/4) em publicação no Diário Oficial do Estado.






Coronel José Augusto Coutinho
Divulgação/SSP
Coronel Cassio Araújo de Freitas
Diario do Comandante
Coronel Cassio Araújo de Freitas ao lado de Guilherme Derrite
Diario do Comandante
Coronel Cassio Araújo de Freitas
Diario do Comandante
Coronel Cassio Araújo de Freitas
Diario do Comandante
Coronel Cassio Araújo de Freitas
Diario do Comandante
Coronel Cássio Araújo de Freitas
Divulgação/SSP
A mudança ocorre após meses de pressão por conta dos casos de violência envolvendo policiais.
“O coronel Cássio cumpriu seu papel com maestria. Um profissional extremamente capacitado e operacional, que esteve conosco na linha de frente do combate ao crime organizado e apresentou os melhores índices de produtividade da história da instituição”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Leia também
-
São Paulo
Coronel da confiança de Derrite deve assumir comando da PM em SP
-
São Paulo
PMs acusados de estuprar jovem em viatura no Carnaval são indiciados
-
São Paulo
Caso Gritzbach: PM indicia 16 envolvidos na morte do delator do PCC
-
São Paulo
PM do Choque e mafioso peruano morrem em tiroteio na Grande São Paulo
Em dezembro, a exoneração de Cassio foi aventada como uma tentativa de aliviar a pressão sobre o governo, diante de uma série de episódios de vi0lência envolvendo policiais militares no segundo semestre, que fizeram Tarcísio admitir a existência de uma crise. A avaliação, no entanto, foi que a troca naquele momento poderia representar sinal de fraqueza para adversários.
“Queridinho” de Derrite
O substituto de Cassio Araújo de Freitas no comando da Polícia Militar, coronel José Augusto Coutinho, é visto como o “queridinho” do secretário Guilherme Derrite. O coronel tem boa relação com a cúpula da pasta e da Polícia Civil.
Depois da Rota, Coutinho passou pelo Comando de Policiamento de Choque, ao qual a Rota está vinculada, e foi alçado ao posto de subcomandante em fevereiro de 2024.
Na ocasião, Tarcísio trocou de uma única vez 34 dos 63 coronéis em posição de comando, privilegiando oficiais alinhados às bandeiras de Derrite.