Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Tarcísio sanciona lei de concessão de travessias hídricas nesta quarta

São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve sancionar nesta quarta-feira (23/4) a lei que autoriza a concessão do sistema de travessias por balsas no estado de São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Parcerias e Investimentos. 

Na semana passada, o projeto de lei, que é de autoria do governo, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O texto permite que empresas privadas assumam a gestão de 14 travessias, entre elas, as passagens entre Santos-Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela.


Entenda o projeto

  • O projeto de concessão de travessias é uma das apostas do governo Tarcísio de Freitas para o ano de 2025.
  • O texto prevê a parceria com a iniciativa privada em 14 rotas de balsas em várias regiões de São Paulo.
  • Estão contempladas oito travessias nas regiões Norte, Centro e Sul do litoral paulista; o sistema de balsas da região metropolitana de São Paulo, com três travessias entre os municípios de São Paulo e São Bernardo do Campo; e o serviço de balsa no reservatório de Paraibuna, com três travessias na região do Vale do Paraíba: Porto Parainga, Porto Varginha e Porto Navidade da Serra.
  • A expectativa é que 40 mil pessoas sejam atendidas pelo serviço

Atualmente, essas travessias são de responsabilidade do Departamento Hidroviário (DH), que pertence à Secretaria estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

As empresas concessionárias deverão explorar as tarifas de circulação e oferecer, em contrapartida, a aquisição de 48 novas embarcações com motorização elétrica e melhorias na infraestrutura dos terminais existentes. O Governo do Estado defende que a concessão possibilitará um um investimento de R$ 1,05 bilhão ao longo dos anos no modal.

Preço da tarifa

A concessão das travessias irá adotar o modelo de concessão patrocinada, na qual o governo paga uma contraprestação à concessionária para complementar a receita obtida na exploração das tarifas dos usuários. Esse modelo é o mesmo usado no caso do transporte coletivo.

Segundo o governo, essa forma de concessão deve garantir a manutenção da política tarifária atual, sem previsão de reajuste nos valores cobrados e com a manutenção das gratuidades existentes. Para isso, o Estado vai arcar com cerca de 80% da remuneração da futura concessionária, com os outros 20% cobertos pela arrecadação com tarifas.

Durante a tramitação na Alesp, o PT, partido da oposição, questionou os subsídios estatais e propôs emendas que exigissem a realização de um estudo de impacto financeiro da concessão. A proposta, contudo, não foi aprovada.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H