Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

taxas recuam após PIB de 2024 vir abaixo do esperado


Os títulos do Tesouro Direto operam com taxas em queda na manhã desta sexta-feira (7), dando sequência ao movimento da volta do carnaval, que acompanhou o recuo do dólar diante da política de tarifas nos Estados Unidos. A baixa de hoje, porém, ocorre em meio a um fator interno: o PIB do Brasil em 2024 veio ligeiramente menor do que o esperado.

Os títulos prefixados e indexados à inflação oferecem remuneração menor. Destaque para o Tesouro Prefixado 2028, que paga 14,63% ao ano, ante 14,77% de quinta, e 15,01% na última sexta-feira (28). No papel com vencimento em 2032 a queda é mais branda: de 15,06% ontem para atuais 14,99% ao ano.

Já o Tesouro IPCA+ mais curto, que vence em 2029, os juros além da inflação vão a 7,65%, um pouco do que os 7,68% da véspera, e os 7,76% de antes do carnaval.

O PIB brasileiro cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2024 ante o trimestre imediatamente anterior. No ano, o avanço foi de 3,4%, na maior taxa desde 2021, totalizando R$ 11,7 trilhões, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado do trimestre ficou abaixo das projeções do mercado, que apontavam alta de 0,5%. Para 2024, as projeções do Broadcast variavam de uma expansão de 3,3% a 3,6%, com mediana positiva de 3,5%.

Segundo especialistas, os números começam a mostrar sinais de que a política monetária do Banco Central pode estar fazendo efeito, o que alimenta expectativas para o controle da inflação, o que asseguraria juros mais baixos no futuro.

Continua depois da publicidade

“O impulso fiscal dissipando e juros altos começam a ter efeito na retração da economia”, diz a economista-chefe do Inter, Rafaela Vitoria. Para ela, esses elementos “devem ser os principais fatores para um crescimento menor esse ano, o que, pelo lado positivo, deve contribuir para desacelerar a inflação”.

Por outro lado, o estrategista-chefe da BGC Liquidez, Daniel Cunha, alerta para possíveis efeitos negativos. “Apesar de se tratar de uma desaceleração ordenada e de certa forma conduzida pelo Banco Central, cresce a apreensão quanto à reação política quando os dados começarem a confirmar menor dinamicidade na economia, especialmente no mercado de trabalho”.

Confira as taxas dos títulos públicos disponíveis no Tesouro Direto na atualização de 9h27 desta sexta-feira (7):

Continua depois da publicidade

(Fonte: Tesouro Direto)



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H