Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

TCE dá prazo para Metrô de SP justificar segurança na Linha 5-Lilás

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) notificou o Metrô de São Paulo para que apresente justificativas sobre a segurança das portas da plataforma da Linha 5-Lilás. A empresa estatal tem cinco dias para responder ao órgão.

Segundo o documento, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) afirmou que as portas de plataforma entregues pelo Metrô “não atendiam integralmente aos quesitos de segurança previstos”.

A Artesp também identificou um vão entre a Porta Deslizante Motorizada (PDM) e a porta do trem, “o que permite que passageiros fiquem presos e que as barreiras de seguranças existentes na PDM se mostraram insuficientes”, de acordo com o documento.

No início deste mês, um passageiro de 35 anos morreu após ficar preso entre as portas do trem e da plataforma na estação Campo Limpo, na zona sul de São Paulo.

Durante investigação do ocorrido, a Secretaria de Parcerias em Investimento (SPI) apresentou que, devido a pelo menos quatro ocorrências de passageiros presos na porta da plataforma, entre 2021 e 2023, foram iniciadas tratativas entre a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, a concessionária ViaMobilidade e o Metrô.

Segundo a pasta, “após exaustivos contatos junto ao Metrô, foram obtidas apenas respostas inconclusivas quanto aos estudos realizados pelos fabricantes das portas de plataformas (que pudessem corrigir ou indicar a causa dos problemas)”.

A SPI também aponta “inércia do Metrô em contribuir para a solução da questão (morosidade em cobrar novos relatórios técnicos de seus fornecedores, bem como em indicar possíveis ações mitigadoras de riscos de acidentes nas plataformas)”.

O corretor do TCE Dimas Ramalho notificou o Metrô para que, no prazo de cinco dias, apresente justificativas a respeito do atendimento integral dos quesitos de segurança das portas das plataformas da Linha 5 – Lilás e que esclareça a suposta morosidade na adoção de medidas relacionadas à correção das falhas nas portas das plataformas.

O Metrópoles pediu posicionamento ao Metrô de São Paulo e aguarda retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Barras de segurança

A ViaMobilidade começou a instalar barras de segurança entre as portas do trem e as da plataforma da Linha 5-Lilás do metrô como medida de proteção após a morte de. Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno.

A iniciativa busca proteger os clientes enquanto não são instalados os sensores de presença entre as portas – o que deve ser introduzido até fevereiro de 2026, segundo a concessionária.

A empresa afirma que as barreiras são conhecidas como gap fillers, estruturas poliméricas com alma metálica, fabricadas sob medida para reduzir o vão entre o trem e a plataforma. Com a iniciativa, a ViaMobilidade espera remover o espaço onde cabia uma pessoa.

As implementações começaram na noite da última sexta-feira (16/5), com autorização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que acompanha as ações da empresa após o acidente. A estação Capão Redondo foi a primeira a receber os equipamentos.


Morte de passageiro

  • Lourivaldo Ferreira morreu na manhã do dia 6 de maio após ficar preso entre a porta do trem e a da plataforma na estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás, na zona sul de São Paulo.
  • O acidente aconteceu por volta das 8h da manhã, quando a vítima se prendeu no pequeno espaço entre as portas da estação e morreu após o trem seguir viagem.
  • O passageiro era estudante de educação física e faria aniversário no domingo seguinte à fatalidade, 11 de maio. Lourivaldo era casado e deixou três filhos, de 18, 4 e 3 anos.
  • Além de pai e marido, ele era promotor de vendas, morava em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e cursava o sétimo semestre da faculdade.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H