Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Teleférico na Brasilândia custa R$ 1 bi e cortaria tempo de trajeto em 2/3

Em entrevista à CNN, a vereadora Sandra Santana (MDB) afirmou que a implantação de um teleférico na região da Brasilândia — tema de reunião junto ao prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB) — custaria R$ 1 bilhão e cortaria o tempo do percurso em dois terços.

O trajeto inicial do teleférico sairia das proximidades do CEU Paz, no Jardim Paraná, na zona norte da capital, e terminaria na futura estação Brasilândia da Linha 6-Laranja do Metrô, que tem previsão de ficar pronta em outubro de 2026. A partir dali, as pessoas transitariam para as demais regiões de São Paulo.

Ainda sem a estação de metrô pronta, a principal “porta de saída” do distrito é o terminal de ônibus Vila Nova Cachoeirinha.

O trajeto entre o Jardim Paraná e o terminal, de ônibus, leva cerca de uma hora. O tempo estimado de transporte via teleférico, entre o CEU Paz e a futura estação de metrô, é de 20 minutos, segundo a vereadora, que é autora do projeto.

A Brasilândia foi o local escolhido, em primeiro lugar, pela densidade populacional: “a ideia é que as pessoas daquela localidade consigam se locomover mais rápido”, disse Sandra Santana. O distrito abriga cerca de 250 mil pessoas, sendo um dos dez mais populosos da maior cidade do país.

Um segundo ponto é a topografia acidentada e a forma geométrica da região, que se eleva abruptamente em relação ao restante da cidade, tornando o acesso e a mobilidade mais desafiadores. A área é marcada por ruas estreitas e íngremes, que dificultam o trânsito e o transporte de cargas e passageiros.

O projeto visa atender a capacidade de dez pessoas dentro da cabine do teleférico, que teria 4,6km de extensão e percorreria uma velocidade média de 18km/h. A expectativa é de que 3.210 passageiros possam ser atendidos por hora nos dois sentidos. A previsão é que o transporte tenha 15 segundos de intervalo entre cada veículo.

A reunião junto ao prefeito aconteceu na última terça-feira (25). Segundo a vereadora, Ricardo Nunes se mostrou animado com a proposta e pediu mais informações e estudos técnicos sobre a implantação. De autoria de Sandra Santana, o projeto de lei (PL) 32/2025 visa incluir o teleférico como modalidade de transporte coletivo na capital paulista.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H