Áudios gravados por Thiago da Silva Folly (foto em destaque), conhecido como TH da Maré, 36 anos, mostram os momentos finais do chefe do Terceiro Comando Puro (TCP) antes de ser morto em uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na terça-feira (13), no Morro do Timbau, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.
Nos registros, o traficante, ferido e escondido, tenta pedir ajuda a aliados. Em uma das mensagens, diz: “Coé, meus amigo. Meu celular tá 1%. Qualquer coisa, lá na igrejinha… apertou um pouco lá, meus amigo…”. A gravação teria sido feita enquanto ele estava baleado, dentro de um dos becos da comunidade.
TH era considerado um dos principais líderes do TCP e estava foragido desde 2014, quando o Exército ocupou o Complexo da Maré. De acordo com a Polícia Militar, ele acumulava 227 anotações criminais e 17 mandados de prisão. Além dele, outros dois homens, identificados como seguranças do chefe do tráfico, também morreram na ação.
Em outro trecho de áudio, TH afirma: “Tem uns amigo já no chão aqui, mané. Não tô nem conseguindo me levantar… Morador brotou aqui, meus amigo.” Segundo relatos de moradores da comunidade, o traficante foi localizado em uma estrutura subterrânea, descrita como um bunker. Após ser ferido, ainda teria tentado fugir pulando entre lajes, antes de cair em uma residência próxima.
A operação foi monitorada em tempo real pelas forças de segurança. Durante a ação, a Linha Amarela – uma das principais vias expressas do Rio – chegou a ser interditada. Cerca de 43 escolas e quatro unidades de saúde da região precisaram suspender atividades por questões de segurança.
Em junho de 2023, uma operação da Polícia Militar na Maré terminou com dois policiais mortos. À época, TH teria escapado do cerco.