Perpétua é uma das grandes vilãs da teledramaturgia. Vivida por Joana Fomm, a personagem é uma das protagonistas de Tieta e rivaliza muito com a irmã, que dá nome ao folhetim.
Embora Perpétua tenha mantido muitos mistérios ao longo dos capítulos, vários segredos dela são revelados ao fim da trama.



Imagem de Tieta (Betty Faria)
Globo/ Divulgação
Tieta
Reprodução
Logo da novela Tieta
Divulgação
Quem é Joana Fomm?
- A atriz Joana Fomm nasceu em Belo Horizonte em 14 de setembro de 1939.
- Sua estreia na TV foi na novela O Desconhecido (1964), da Record, e também fez trabalhos no teatro e no cinema, como Lúcia, no longa Um Morto no Telefone (1964).
- Na TV teve passagens pela Rede Tupi, Record e Globo, onde passou boa parte da carreira.
- Sua passagem pela teledramaturgia brasileira quase sempre foi marcada por personagens vilões como Yolanda Pratini em Dancin’ Days (1978) e a própria Perpétua de Tieta (1989).
- Seu último trabalho na TV foi em 2017 na novela Apocalipse. Nas séries, a participação é mais recente ao aparecer em episódios de Sob Pressão (2019) e República do Peru (2019), na TV Brasil.
Leia também
-
Televisão
Quem é Claudia Magno, que fez Silvana em Tieta, e teve morte trágica
-
Televisão
Quem é Paulo José, que fez Gladstone em Tieta e viveu com doença grave
-
Celebridades
Artista de Tieta escondeu segredo do público por anos; veja qual
-
Televisão
Quem é a Mulher de Branco em Tieta e quando o mistério será revelado
Um dos segredos da personagem Perpétua será revelado nesta quinta-feira (15/5), na reexibição da novela.
Ocorre que Perpétua contará para os moradores de Santana do Agreste que a irmã, Tieta, foi prostituta em São Paulo. As duas travarão uma briga e, nela, Tieta arrancará a peruca de Perpétua, revelando para os presentes que a irmã é careca.
A vilã fugirá após toda a confusão e terá uma visão do falecido marido, Major. Após a fuga de Perpétua, os moradores da cidade entrarão no quarto dela em busca da caixa branca, outro grande segredo da trama.
Ao encontrar o objeto, eles desvendarão mais um mistério da personagem. Mesmo sem mostrar o conteúdo da caixa, fica subtendido que ela mantinha o órgão genital do marido guardado.