O Honda Fit segue vivo em diversos mercados, onde é conhecido como Jazz. O compacto que fez sucesso no Brasil acaba de passar por uma atualização na China — e ficou com cara de… Toyota? Pois é. Os faróis afilados, ligados por uma pequena barra horizontal com o logo da montadora ao centro, mais parecem ter sido tirados da atual geração do Corolla.
Mas a frente do modelo tem ainda outros itens chamativos. Os faróis de neblina estão em uma posição inusitada, próximos ao conjunto principal. Além disso, eles não seguem o padrão de design e passam a impressão de terem sido acoplados depois do fim do projeto. Note que ainda existem quatro pequenos quadrados pouco acima do para-choque frontal.
O mercado chinês é conhecido por oferecer versões únicas de modelos consagrados. Nesse país, a Honda desenvolve veículos em uma joint venture com a GAC — empresa que, em breve, vai exportar modelos para o Brasil.
Se a parte frontal chama atenção pela semelhança com uma marca rival, a lateral permanece praticamente inalterada, enquanto a traseira ganhou uma extensão plástica no para-choque, criando um efeito semelhante ao de um difusor.
As imagens do Toyota Fit — ops, do Honda Fit reestilizado — foram divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, órgão ao qual todo veículo novo deve ser submetido.
As informações junto ao órgão mostram que o modelo tem 4,19 m de comprimento, sendo um pouco maior do que a versão anterior, mas ainda distante dos 4,34 m do Honda City Hatch vendido no Brasil.
Em relação ao motor, também não há novidades. O compacto chinês mantém o mesmo 1.5L i-VTEC aspirado de quatro cilindros. No entanto, ele foi recalibrado para entregar 122 cv, portanto, 6 cv a mais em relação à versão japonesa.

A quarta geração do Honda Fit/Jazz estreou em 2019 e recebeu uma leve atualização em 2022 para mercados como Japão e Europa. Apesar do visual de minivan, o modelo ainda é classificado como um hatch compacto.
Dependendo da região, está disponível com motor a combustão ou híbrido. Ele compartilha a plataforma com o Honda HR-V global, embora o design do SUV varie conforme o mercado.
A Honda tem ainda outra configuração do Fit na China. Isso porque a marca também mantém uma parceria com a Dongfeng, na qual o modelo é chamado de Life. Lançado em 2020, ele também deve receber uma atualização em breve, mas seu design provavelmente permanecerá mais próximo das versões europeia e japonesa.
Já no Brasil, o Honda Fit teve a aposentadoria decretada em 2021. O sucessor é o Honda City Hatch, que também é vendido na variante sedã.
