Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Transparência Internacional critica resolução do Congresso sobre emendas

Em nota divulgada nesta quinta-feira (13), a Transparência Internacional Brasil criticou a resolução aprovada pelo Congresso Nacional para adequar regras de análise das emendas parlamentares conforme acordo fechado com o Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto trata das normas internas do Legislativo para a apresentação, votação e indicação de emendas de comissão, de bancada estadual e individuais.

Na avaliação da entidade, ao aprovar a resolução, o Congresso “menosprezou mais uma vez a vontade e as demandas da sociedade, em evidente desrespeito às determinações do Supremo Tribunal Federal para que seja assegurada plena transparência e rastreabilidade ao processo orçamentário”.

A resolução aprovada abre brecha para permitir que os parlamentares proponentes das emendas de comissão fiquem ocultos, já que as indicações poderão ser feitas apenas com a assinatura do líder partidário, e não com o nome do deputado ou senador autor do repasse.

A nota divulgada pela Transparência Internacional afirma que o modelo “perpetua o orçamento secreto” e não atende às determinações da Suprema Corte ou aos interesses da sociedade.

“O cenário para as emendas de comissão é particularmente grave: sua indicação será feita por líderes partidários, após reunião com as respectivas bancadas. Cria-se, assim, uma modalidade de emenda não recepcionada pela Constituição Federal: a de bancada partidária”, afirmou a entidade, em nota.

A organização também pontua que, assim como no caso das emendas de comissão, as regras sobre emendas de bancadas não exigem identificação do autor das indicações.

“Abre-se margem para que vontades individuais se sobreponham a decisões coletivas, de novo sem qualquer transparência ou necessidade de justificativa”, afirmou a entidade.

 

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H