Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

TRE-SP determina afastamento imediato de prefeito e vice de Barueri

São Paulo — O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou, nessa segunda (28/4), o afastamento imediato do prefeito e da vice-prefeita de Barueri, na região metropolitana da capital paulista. Beto Piteri (Republicanos) e Dra. Claudia (PSB) tiveram os diplomas cassados no início do mês por uso indevido dos meios de comunicação social.

Além da perda do cargo e da cassação dos diplomas, a Justiça eleitoral também aplicou sanção de inelegibilidade por oito anos, a partir das eleições de 2024, ao ex-prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSB), e a Beto Piteri.

Com o afastamento de Beto e Claudia, o presidente da Câmara Municipal de Barueri, Wilson Zuffa (Republicanos), assume a prefeitura.


Aliado político fez uso indevido dos meios de comunicação

  • Segundo a decisão, o uso indevido ficou caracterizado pela divulgação de vídeos impulsionados no perfil de Rubens Furlan na rede social Instagram.
  • O conteúdo divulgava a campanha eleitoral de seus afilhados políticos, Beto Piteri e Dra. Claudia, como sucessores de seu mandato na Prefeitura de Barueri, ao mesmo tempo que depreciava o oponente político da dupla, Gil Arantes (União Brasil).
  • “Tanto José Roberto Piteri quanto Claudia Aparecida Afonso Marques foram cientificados do conteúdo das publicações por meio de referido recurso tecnológico [marcação de perfis] e não podem alegar desconhecimento das publicidades em favor de suas campanhas eleitorais, mesmo porque são apadrinhados políticos do autor das publicações, Rubens Furlan”, fundamentou na sentença o relator, juiz Regis de Castilho Barbosa Filho.
  • Conforme Regis, Furlan atuou durante o processo eleitoral como principal apoiador da campanha, na condição de prefeito no exercício de seu segundo mandato.
  • Também houve suspeita de abuso do poder econômico, mas o relator afastou a alegação, considerando que o montante investido na divulgação dos vídeos não pode ser considerado exorbitante e desmedido, características essenciais para a configurar o ilícito.

O TRE-SP justificou o não afastamento imediato de Beto e Cláudia com a cassação dos diplomas, em 8 de abril, para que os políticos permanecessem no cargo até o julgamento do recurso apresentado.

À época, o advogado Marco Aurélio Toscano da Silva, que integra a equipe que representa os políticos, afirmou em nota que “se sobrevier decisão de afastamento antes do trânsito em julgado, iremos nos socorrer de recurso com efeito suspensivo junto ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H