São Paulo — O projeto de concessão do serviço de trens que irá conectar a cidade de São Paulo a Sorocaba, no interior do estado, prevê realizar a viagem em apenas 1 hora. O PPP do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste deve construir e modernizar estações, com valor total estimado em R$ 10 bilhões.
No dia 30 de abril, o governo estadual abriu consulta pública para dar andamento ao projeto de concessão do TIC. A audiência estava prevista para o final de 2024 e antecede a publicação do edital e leilão do PPP. A concessionária deve ser anunciada até o fim de 2025.
Leia também
-
São Paulo
Vídeo mostra que adolescente foi morto por ladrão em 7 segundos. Veja
-
São Paulo
Adolescente morto em assalto acompanhava primo por medo de insegurança
-
São Paulo
Vereador bolsonarista quer “intervalo bíblico” em escolas de SP
-
São Paulo
Quem era mulher que morreu após ser atropelada e arrastada por 30 m
O Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste tem aproximadamente 100 quilômetros de extensão e prevê dois serviços distintos: o Serviço Expresso e o Serviço Parador. O novo tempo estimado de viagem entre as duas cidades economizará cerca de 40% em relação ao trajeto feito de carro e 50% em relação ao trajeto feito por ônibus.
Além disso, o projeto inclui a modernização e a construção de novas estações, aquisição de nova frota e integração com outras linhas metropolitanas, do metrô e do TIC Eixo Norte. A expectativa, segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos, é de que o serviço atenda quase 50 mil passageiros por dia.
Em 2024, o edital do projeto do TIC Eixo Norte, que faz a ligação entre Campinas e São Paulo, tornou-se alvo de uma ação na Justiça que questionava o contrato firmado entre o governo e o consórcio vencedor da concessão, C2 Mobilidade. Na última decisão do caso, o TJ derrubou a liminar que suspendia a assinatura do contrato, mantendo a concessão.