São Paulo — Os trilhos de trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, estão sendo pintados de branco devido às altas temperaturas em São Paulo. Segundo a empresa, no calor, a ferrovia atinge temperaturas variáveis entre 40º e 60º, e a cor deve minimizar o aquecimento.
A ação faz parte da Operação Verão 2025 da empresa, que visa diminuir os impactos da flambagem — fenômeno de instabilidade estrutural e dilatação dos trilhos — e reforçar a segurança dos trens.
Na cor branca metálica, a tinta é a mesma utilizada na sinalização de ruas. Conforme especialista da ViaMobilidade, a pintura deve reduzir a temperatura das vias em até seis graus e garantir maior segurança aos passageiros.
“Tendo em vista a eficiência da operação e, consequentemente, a segurança e o conforto dos nossos clientes, reforçamos o pacote de melhorias para este verão, com a intensificação de manutenções preventivas. Por isso, recorremos à pintura anti-flambagem, que é uma técnica que reduz significativamente a temperatura dos trilhos”, explica Alan Santana, gerente-executivo de manutenção da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.
Além disso, a amplitude térmica e a captação de calor também devem ser minimizadas.
Leia também
-
São Paulo
Pesquisa OD do Metrô de SP registra 1ª queda nas viagens desde 1967
-
São Paulo
Passageira é indenizada após cair na plataforma de trem em Santo Amaro
-
São Paulo
Passageiros caminham sobre trilhos após trem falhar na Linha 8
-
São Paulo
Lá vem o pato: 13 aves são resgatadas em estação de trem da Linha 9
Com a ajuda de uma picape equipada com um carrinho e injetores de tinta, a pintura é aplicada na lateral, alma e patim (meio e parte inferior) de trilhos localizados em locais críticos de excesso de calor.



A expectativa é que a pintura reduza a temperatura dos trilhos em até 6°
ViaMobilidade/Reprodução
A tinta, na cor branca metálica, é a mesma utilizada na sinalização de ruas
ViaMobilidade/Reprodução
Ao todo, serão pintados 35 km de trilhos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
ViaMobilidade/Reprodução
A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha, do Metrô, e 7-Rubi, da CPTM. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, da ViaQuatro, 5-Lilás, do Metrô, e 8-Diamante.
Ao todo, serão pintados 35 km de trilhos em trechos estratégicos das linhas. A previsão é que a aplicação seja concluída até o final de fevereiro.