Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Trombones, tubas e pratos: escolas do DF ganham kits com instrumentos

Para embalar o aprendizado de 1.489 alunos de seis escolas públicas, a Secretaria de Educação investiu R$ 189 mil  na compra de kits para banda, com instrumentos musicais.

O processo de aquisição tramita desde fevereiro de 2024, a partir do apoio financeiro aos estados e municípios, disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo a Secretaria de Educação, os kits atenderão 1.219 estudantes do ensino fundamental e 270 do ensino médio por ano. O programa ainda poderá ajudar alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Veja as escolas beneficiadas:

Centro Educacional 308 do Recanto das Emas;
Centro Educacional Fercal de Sobradinho;
Centro de Ensino Médio 3 do Gama;
Centro de Ensino Fundamental 11 do Gama;
Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia e
Centro de Ensino Fundamental Arapoanga.

De acordo com a pasta, a educação musical propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo de ordenar e dar sentido à experiência humana.

Com a música, a secretaria acredita que o aluno desenvolve sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas individual e em conjunto com colegas.

Para a pasta, a música representa função decisiva no processo de ensino e de aprendizagem, visto que estimula o uso dos sentidos. Promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação.

No ensino médio, na avaliação da secretaria, a música estimula a autonomia e amplia as possibilidades de construção e de manifestação do estudante.

Segundo a secretaria, a aprendizagem musical apresenta-se como um caminho para revelações de sensações e de interpretações que, de outro modo, se manteriam restritas.

Cada Kit banda é composto pelos seguintes instrumentos:

4 Trompetes em Si bemol;
4 Trombones de Marcha em Si bemol;
1 Trompa de Marcha em Si bemol;
1 Eufônio em Si bemol:
1 Tuba 3/4 em Si bemol;
1 Caixa Tenor de Marcha com Colete;
1 Bumbo de Marcha com Colete;
1 Par de Pratos (14″); e
4 Estantes de Partitura.

Bom investimento

Na avaliação do especialista em educação Afonso Galvão, o investimento em música para fortalecer o ensino é bem-vindo e necessário.

Segundo o especialista, a música une três esferas do aprendizado. Trabalha o plano cognitivo, pois o aluno precisa entender as partituras e compreender a linguagem musical. O estudante é estimulado no plano emocional, na medida em que aprende a interpretar e acompanhar a emoção em cada apresentação. Por fim, alimenta o plano cinestésico, exigindo percepção de espaço, movimento e coordenação motoria fina de mão, olho e cérebro.

“A música trabalha esses três planos ao mesmo tempo. É uma das atividades mais demandantes que o ser humano já inventou. Não é exagero em dizer que a música deixa qualquer pessoa mais inteligente. E a música é, em si, um valor”, pontuou.

Sobe o som

Na leitura de Galvão, o GDF deve aumentar ampliar o investimento em música nas escolas. “O maestro Cláudio Cohen, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, tem um projeto muito bom em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Ele expande a música clássica e concertos para a comunidade com baixo custo”, contou Galvão.

Segundo o especialista, o projeto de Cohen é inspirado em um modelo da Venezuela criado há 50 anos. “Não tem ligação alguma com o Chavismo ou o Madurismo. Essa iniciativa foi copiada por diversos países da Europa, como a Alemanha e a Inglaterra. Em Barra Mansa, o projeto ajudou a diminuir a criminalidade infanto-juvenil em 80%”, explicou.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H