O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, parece estar mais calmo e que há um cenário mais propício para fechar um acordo entre Ucrânia e Rússia
“Eu o vejo mais calmo”, disse Trump, comparando o comportamento do presidente ucraniano no encontro de agora, em relação ao embate que os dois travaram no Salão Oval da Casa Branca, em fevereiro. “Acho que ele entende o cenário e acho que quer fechar um acordo [sobre a guerra].”
Leia também
-
Mundo
EUA diz que Trump e Zelensky tiveram reunião “muito produtiva” em Roma
-
Mario Sabino
Trump e Zelensky, agora de Roma para o mundo da “paz temporária”
-
Mundo
Trump pressiona Zelensky a ceder a Crimeia à Rússia
-
Mundo
Trump sobe o tom e diz que Zelensky pode “perder o país inteiro”
Trump e Zelensky conversaram por volta de 15 minutos no Vaticano, no sábado (26/4). O encontro aconteceu na Basílica de São Pedro, antes do funeral do papa Francisco.
“Vejam, ele está em uma situação difícil, uma situação muito difícil. Ele está lutando contra uma força muito maior, muito maior”, acrescentou Trump.




Donald Trump e Volodymyr Zelensky
Reprodução
Trump declara que Putin aceitará forças de paz na Ucrânia
Divulgação/Presidência da França
“Rússia é o inimigo”: Zelensky endurece discurso após atrito com Trump
Zelensky e Trump
Andrew Harnik/Getty Images
Trump chama Zelensky de ‘ditador’ e alerta sobre perda da Ucrânia
EFE/EPA/UKRAINE PRESIDENTIAL PRESS SERVICE
Relação entre os dois
O presidente dos Estados Unidos pontuou que nunca teve uma relação ruim com Volodymyr Zelensky e que apenas discordou de uma declaração do líder ucraniano durante o encontro no Salão Oval.
“Olha, nunca foi ruim. Tivemos uma pequena discussão, porque eu discordei de algo que ele disse, e as câmeras estavam filmando, e para mim tudo bem”, afirmou o chefe da Casa Branca.
As declarações de Trump acontecem em meio a conversa com representantes dos dois lados. Enquanto o presidente dos Estados Unidos se encontrava com Zelensky no Vaticano, um enviado de Trump se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou.
“Um bom dia para conversas e reuniões com a Rússia e a Ucrânia. Eles estão muito perto de um acordo, e os dois lados devem se reunir agora, em níveis muito altos, para ‘encerrar o conflito’”, escreveu Trump no Truth Social, na sexta-feira (25/4).
A Guerra na Ucrânia teve início em de fevereiro de 2022, quando tropas da Rússia invadiram regiões próximas a Kiev, capital do país.