Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Ucrânia e EUA avançam em acordo estratégico sobre minerais raros

A Ucrânia e os Estados Unidos estão prontos para oficializar um acordo estratégico para a exploração de minerais considerados essenciais para a transição energética e a segurança global. A assinatura do documento está prevista para esta quarta-feira (30/4), em Washington, com a presença da ministra de economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko.

O pacto prevê a criação de um fundo conjunto de investimentos voltado à exploração e ao desenvolvimento de jazidas de minerais como lítio, titânio, urânio e grafite. A parceria tem potencial de injetar bilhões de dólares na economia ucraniana, além de garantir aos EUA uma nova fonte de insumos vitais para a indústria tecnológica e militar.

A previsão é de que no início da noite desta quarta, no horário de Kiev, o acordo possa ser assinado.


Bate boca na Casa branca

  • Ucrânia e Estados Unidos tentam concretizar o acordo sobre recursos naturais desde janeiro, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, retornou à Casa Branca.
  • Na época, a expectativa era que o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, fechasse o acordo durante viagem a Washington em fevereiro, porém, um bate-boca com Trump no Salão Oval mudou o rumo da conversa.
  • Zelensky questionou Trump sobre as garantias de segurança, mas, inicialmente, o norte-americano se recusou a oferecê-las à Ucrânia.
  • Durante um longo período, Volodymyr seguiu firme na retórica de que não pretendia “vender seu país” aos EUA.
  • Diante da discussão, a concretização da assinatura ficou suspensa. O ucraniano deixou Washington sem assinar o acordo de exploração de minerais ucranianos com Trump.
  • Em outra ocasião, Donald Trump indicou de US$ 350 a US$ 500 bilhões para ter acesso aos recursos naturais. Zelensky, porém, rejeitou a ideia.

Para Washington, o acordo é de suma estratégia. Com ele, os EUA buscam reduzir sua dependência de minerais vindos da China, que hoje domina grande parte do mercado global dessas matérias-primas. Já para Kiev, o pacto representa um passo na reconstrução do país, devastado pela guerra com a Rússia desde 2022.

O governo da Ucrânia afirma que cerca de 5% das reservas mundiais de minerais críticos estão em território nacional. No entanto, parte significativa — avaliada em até 280 bilhões de libras — permanece sob ocupação russa, o que adiciona um componente geopolítico à disputa por recursos naturais.

Segundo o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, a Ucrânia está pronta para assinar o entendimento, continuar trabalhando com os EUA para concretizar o acordo.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H