Na manhã dessa quarta-feira (16/4), o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e a Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, firmaram uma parceria ao inaugurar o Centro de Estudos IDP-UC na unidade da instituição de ensino superior brasiliense fixada na Asa Norte.
Para celebrar o sucesso da união, o ministro do STF Gilmar Mendes, um dos fundadores do IDP, e o vice-reitor da Universidade de Coimbra, o professor e doutor em direito João Nuno Calvão da Silva, receberam convidados em um coquetel especial. Durante a confraternização, realizada no Lago Sul, advogados, professores, autoridades e representantes da Embaixada de Portugal prestigiaram os anfitriões e puderam celebrar a união entre as duas instituições.
Leia também
-
Claudia Meireles
IDP e Universidade de Coimbra firmam parceria em evento prestigiado
-
Conteúdo especial
IDP lança 1º doutorado profissional em Administração Pública do Brasil
-
Conteúdo especial
Alunos do IDP vivenciam experiência exclusiva no Vale do Silício
-
Claudia Meireles
Ministro Gilmar Mendes celebra título de Cidadão Honorário em coquetel
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o ministro Gilmar Mendes afirmou estar extremamente feliz com o resultado do lançamento do Centro de Estudos IDP-UC, que contou com a presença de autoridades como o vice-presidente, Geraldo Alckmin; o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski; e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
“É uma parceria extremamente importante. Nós temos alunos que estudam na Universidade de Coimbra desde 2023. Esperamos aumentar esse número, assim como também receber professores portugueses”, ressalta Gilmar Mendes. “Nosso objetivo é ser uma embaixada da Universidade de Coimbra no Brasil.”
O vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, afirmou que a educação fornecida no IDP foi reconhecida pela instituição portuguesa. “A união, pelo lado da Universidade de Coimbra, é por estar atento a instituições que, apesar de jovens, já têm grande prestígio”, destaca.
“O IDP foi fundado por uma figura relevantíssima na cultura jurídica e judiciária, não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro. Um homem profundamente respeitado pelo seu saber jurídico, lido em toda a comunidade jurídica internacional com obra com os maiores autores do direito público do mundo”, elogiou o doutor em direito.
Além de ser um evento para celebrar a iniciativa das instituições, o coquetel foi um momento para os convidados ilustres descontraírem e criarem conexões. Os presentes também desfrutaram um delicioso jantar, com menu elaborado pelo buffet Renata La Porta.



Renata La Porta Buffet
Nina Quintana/Metrópoles
Serviço de vinhos
Gustavo Lucena/Metrópoles
Sobremesas
Nina Quintana/Metrópoles
Detalhes de mesa de doces e café
Gustavo Lucena/Metrópoles
Veja, no vídeo, como foi o evento:
Agora, confira os cliques de Nina Quintana e Gustavo Lucena:























Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram