Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Uso de fibra de carbono em carros pode ser…

Tecnologia para replicar a carroceria do Shelby em fibra é recente (Divulgação/Shelby)
Continua após publicidade

A União Europeia considera proibir o uso de fibra de carbono em veículos a partir de 2029. Há um entendimento de que o material, usado pela indústria especialmente para redução de peso, é perigoso devido a riscos ambientais e à saúde humana. A medida está em fase de discussão e faz parte de uma revisão da Diretiva de Veículos em Fim de Vida, que visa tornar os processos de reciclagem e descarte de carros mais sustentáveis.

A fibra de carbono é mais leve que o alumínio e mais resistente que o aço, características que a tornam popular também nos setores aeroespacial e de energia eólica. No entanto, o processo de descarte preocupa autoridades europeias. A fibra geralmente é ligada a resinas. Quando queimada ou fragmentada, ela libera filamentos microscópicos que podem causar curtos-circuitos em equipamentos de reciclagem e irritação em humanos, caso entrem em contato com a pele ou mucosas.

Conjunto de fibra será exclusivo do novo Porsche 911 Turbo S Exclusive Series (Divulgação/Porsche)

Impacto na indústria

Apenas no setor automotivo, a fibra de carbono representa entre 10% e 20% das aplicações, segundo dados da consultoria Nikkei Asia. A demanda tende a crescer, especialmente com a expansão de veículos elétricos, que dependem de materiais leves para compensar o peso das baterias. As empresas japonesas Toray Industries, Teijin e Mitsubishi Chemical controlam 54% do mercado global de fibra de carbono. A Europa responde por 50% da receita automotiva da Toray, tornando a empresa vulnerável à proibição.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

A proposta enfrenta forte oposição de fabricantes, que questionam a viabilidade de substituir a fibra de carbono em prazos curtos.

Algumas soluções de materiais seriam o grafeno e o kevlar, que já são usados pela indústria na concepção de componentes específicos. Materiais híbridos, como ligas de alumínio de alta resistência e aços ultra-leves, são alternativas em estudo para reduzir o peso de veículos sem comprometer a segurança.

Continua após a publicidade

A regulamentação ainda pode ser modificada durante negociações entre o Parlamento Europeu e os 27 Estados-membros.

Alguns materiais considerados nocivos para a saúde humano e o meio-ambiente já são proibidos na indústria pela União Europeia. É o caso da fibra de vidro, além de metais pesados, como chumbo, mercúrio, cádmio e cromo hexavalente.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H