São Paulo — A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abrem a partir desta segunda-feira (12/5) o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição na edição de 2026 de seus respectivos vestibulares.
Para o vestibular da USP, a solicitação se inicia às 12h e pode ser feita até o dia 11 de junho, no site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O pedido pode ser tanto de isenção quanto redução de taxa da prova, que tem o valor de R$ 211.
Leia também
-
São Paulo
Deputado quer proibir paralisação de estudantes em universidades de SP
-
São Paulo
Ex-testemunha de Jeová diz que religião a orientou a abandonar a filha
-
São Paulo
Defesa Civil decreta estado de atenção para baixas temperaturas em SP
-
São Paulo
Homem liga para ramal de hospital em SP e aplica golpe em paciente
Os vestibulandos da USP que desejam solicitar a isenção devem comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e que cursaram o ensino médio inteiro em escola pública ou como bolsistas integrais. Já para solicitar a redução parcial, devem comprovar renda per capita de até 2,25 salários mínimos e ensino médio na rede pública ou como bolsista de colégios particulares.
Os resultados das solicitações serão divulgados no dia 4 de agosto, no site da fundação. A primeira fase da Fuvest 2026 acontece no dia 23 de novembro e a segunda fase nos dias 14 e 15 de dezembro.
Já para a Unicamp, o prazo para pedidos de isenção se inicia às 9h30 e vai até o dia 6 de junho, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). A solicitação pode ser feita pelos estudantes que tenham concluído ou estão concluindo o ensino médio em 2025, já que o vestibular oferece diferentes tipos de isenção para diferentes cenários socioeconômicos. Confira:
- Modalidade 1: Destinada aos candidatos de escolas públicas com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- Modalidade 2: Destinada aos servidores da universidade e da fundação vinculada;
- Modalidade 3: Destinada aos vestibulandos que se inscreveram nos cursos de Licenciaturas em ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia e Tecnologias em análise e desenvolvimento de sistemas e em saneamento ambiental;
- Modalidade 4: Destinada aos candidatos que cursaram o ensino médio em escolas particulares com bolsas
Os resultados do pedidos de isenção serão divulgado no dia 30 de julho. A primeira fase da edição de 2026 do vestibular da Unicamp acontece no dia 26 de outubro e a segunda fase nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.