Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Veja como consultar os espelhos das redações do Enem 2024

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta semana o espelho das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024

A consulta pode ser feita pela internet, na Página do Participante. É necessário informar o CPF e a senha que estão cadastrados na plataforma gov.br. Em seguida, é necessário informar o ano de 2024. Também é possível consultar o espelho das edições anteriores.

 

No total, 4,32 milhões de candidatos se inscreveram no Enem 2024. Desses, 3,18 milhões (73,5%) realizaram as provas. O percentual de participação representou um aumento de 1,6% em relação a 2023, quando houve 3,93 milhões de inscrições.

A aplicação do Enem é dividida em dois dias. No primeiro, além da redação, os candidatos fazem as provas de língua portuguesa e ciências humanas. Já no segundo, as provas são de matemática e ciências da natureza.

A nota da redação compõe 20% da nota final e deve ser um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto pelo Inep. Ao longo do texto, é preciso que o candidato defenda um ponto de vista sobre a questão apresentada.

Em 2024, o tema da redação foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Segundo o Inep, a média registrada no ano passado foi de 660 pontos. O resultado representa um aumento em relação a 2023 (645 pontos). Ao todo, 12 candidatos alcançaram 1.000, que é a nota máxima.

Com o resultado em mãos, os candidatos podem tentar entrar uma vaga nas universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU). Outra opção é o Enem-USP, que seleciona estudantes para os cursos de graduação na USP.

Os candidatos ainda podem participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de 50% ou 100% nas universidades privadas, ou do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que concede financiamento nos cursos de graduação.

Algumas universidades estrangeiras também aceitam o Enem em seus processos de seleção. É o caso, por exemplo, da Universidade de Coimbra, em Portugal, e da New York University, nos Estados Unidos.

Foi mal no Enem? Psicólogo ensina 3 passos para lidar com frustração

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H