Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Verde compara tarifas à Grande Depressão, e alerta para “otimismo excessivo” com Ibov


A gestora Verde Asset, do renomado gestor Luís Stuhlberger, fez um alerta nesta terça-feira (8) para a guerra comercial promovida pelos Estados Unidos, que diz marcar um choque histórico na economia global capaz de gerar desaceleração e estagflação, em cenário comparável a uma medida similar tomada durante a Grande Depressão de 1930.

“Nos parece que os impactos do ‘Dia da Liberação’ de Trump se arriscam a ficar na história da mesma maneira que seu similar de um século atrás”, afirma a gestora em sua carta mensal de março.

Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte

O impacto esperado de um aumento substancial nas tarifas comerciais, segundo a gestora, inclui paralisação de decisões de investimento por grandes corporações, dificuldades no repasse de preços e dilemas para o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que pode ficar “preso temporariamente entre uma alta da inflação, piora de emprego, e pressões políticas”.

A Verde considera “razoável” a recente reação dos mercados, com queda nos ativos de risco, valorização do dólar frente a moedas emergentes e desvalorização frente ao euro e ao iene. Apesar da correção no S&P 500, que caiu 9,6% nos primeiros dias de abril, a gestora alerta que ainda é cedo para afirmar que os ativos estão baratos, diante dos riscos à lucratividade das empresas.

No Brasil, embora o Ibovespa tenha subido 6,1% em março impulsionado por fluxo estrangeiro e otimismo com a eleição de 2026, a Verde considera o movimento excessivo. “Nos parece um otimismo excessivo tão longe do pleito e diante de um panorama global tão complexo”, afirma.

Continua depois da publicidade

A gestora destaca que toda a alta da Bolsa no ano não foi acompanhada pela queda nas taxas de juro real longas, que seguem estáveis desde o fim de 2024. Além disso, cita que o governo tem pressionado para manter a popularidade, enquanto medidas como o novo consignado devem impulsionar o crédito e o crescimento, o que pode dificultar a atuação do Banco Central.

Diante do cenário, a Verde manteve alocação zerada em Bolsa brasileira e levemente vendida em Bolsa global por meio de opções. As posições foram reforçadas em juros reais no Brasil e em inflação nos EUA, além de posições vendidas em Renminbi frente ao euro e ao dólar. A alocação em criptoativos e petróleo foi mantida.

Em março, o fundo Verde, principal produto da casa, entregou retorno de 0,58%, contra 0,96% do CDI. No ano, o multimercado rende 2,79%, ante 2,98% do benchmark da classe.



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H