São Paulo — Um homem foi agredido com socos por policiais nessa segunda-feira (24/2), durante uma operação de recolha de veículos na comunidade do Paranapanema, em Campinas, interior de São Paulo. Segundo a Polícia Militar (PM), ele teria ofendido os agentes e desrespeitado uma ordem de parada, sendo “necessário o uso de força moderada para contê-lo”. A vítima foi detida por desacato e desobediência pelos policiais.
Imagens gravadas por moradores mostram o homem cercado pelos policiais durante a abordagem. Na sequência, os militares começaram a socar a vítima e o derrubaram no chão (veja vídeo abaixo):
No vídeo, é possível ouvir o homem questionando o motivo de estar sendo algemado pelos policiais: “Não vai algemar eu não. Vai algemar eu pra que? Vai algemar não”. Algumas testemunhas também aparecem no vídeo xingando os policiais e saindo em defesa do homem: “O moleque é trabalhador”.
Conforme os policiais, o indivíduo teria desrespeitado uma ordem de parada e ofendido os agentes.
O homem sofreu uma lesão e precisou ser encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carlos Lourenço para atendimento médico. Ele foi conduzido à delegacia e teve a prisão ratificada por desacato, desobediência e resistência.
Leia também
-
São Paulo
“Violência policial é maior desafio”, diz novo ouvidor das polícias
-
Brasil
Mãe que perdeu filho para violência policial vai ao STF ver julgamento
-
São Paulo
Deputada cobra Derrite sobre programa de redução de violência policial
-
Brasil
Denúncias de violência política contra mulher aumentaram 484% em 2024
Após assinar um termo de compromisso para comparecer ao Juizado Especial Criminal (JECRIM), o homem foi liberado.
Ao ser questionada sobre a violência adotada pelos policiais durante a abordagem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que “a Corregedoria da PM está à disposição para registro de denúncia sobre a conduta dos agentes”.