O presidente da Argentina, Javier Milei, presenteou o empresário Elon Musk, dono da plataforma X (ex-Twitter) e um dos “conselheiros” do presidente Donald Trump, com o que chamou de “motosserra da democracia”, na noite dessa quinta-feira (20/2), durante uma convenção ultraconservadora em Washington, nos Estados Unidos.
Veja iamgens:
A ferramenta, simbólica, foi utilizado por Milei em sua campanha presidencial como metáfora para o corte de gastos públicos.
Nas redes sociais, o líder argentino celebrou o momento e escreveu: “Viva a porra da liberdade”, além de citar o Departamento de Eficiência Governamental dos EUA (Doge, na sigla em inglês), do qual Musk é o chefe.
Antes de entregar a motosserra ao público, Milei reuniu-se com auxiliares do bilionário e posou para fotos com o objeto. O evento ocorre um mês após o retorno de Donald Trump à Casa Branca.
Llegó la motosierra a DOGE…!!!
The Chainsaw has arrived at DOGE…!!!VIVA LA LIBERTAD CARAJO
Cc: @elonmusk pic.twitter.com/jr7vwwGFKU— Javier Milei (@JMilei) February 20, 2025
Milei nos EUA
Milei está nos Estados Unidos para se reunir com Elon Musk e a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva. O presidente argentino enfrenta uma polêmica relacionada ao “Criptogate”, iniciativa lançada por ele. Embora a moeda tenha se valorizado inicialmente, sofreu uma queda abrupta, gerando prejuízos para alguns cidadãos.
Esta é a segunda vez que Milei visita os EUA em menos de 30 dias. Anteriormente, ele esteve em Washington para participar da posse de Donald Trump, no mês passado.