A ambição da Volkswagen com o Tera vai além de ter um bom resultado de vendas no Brasil. Desenvolvido pela equipe de engenharia nacional, o SUV compacto será vendido e produzido em outros países e a situação mais curiosa é o da África do Sul, onde adotará um novo nome.
Para escolher o batismo, a Volkswagen pediu que os sul-africanos votem em quatro opções:
- Tengo: Tengo representa um rico significado cultural nas línguas africanas e descreve qualidades como força, resiliência e propósito;
- Tavi: Tavi é uma palavra de gênero neutro que significa bom ou amado. Em latim, também significa oito;
- Tiva: Tiva significa natureza em hebraico e também está associada à vitalidade, vida e energia;
- Tion: Tion significa apelo estético e evoca uma sensação de movimento e mudança.
A Volkswagen diz que os nomes foram escolhidos por seu significado cultural ou linguístico e que felete que o carro é “orgulhosamente sul-africano” – embora todo o desenvolvimento tenha acontecido no Brasil.
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Será o terceiro carro da marca a ser produzido na fábrica em Kariega, junto com o Polo atual (que é exportado para a Europa) e o Polo Vivo, a quinta geração do hatchback que recebeu uma sobrevida para ser uma opção de entrada, da mesma forma que a Volkswagen Brasil fazia ao manter os Gol G4 e G5 nas lojas ao mesmo tempo.
Terá o mesmo posicionamento que no Brasil, abaixo do T-Cross e do Taigo (a versão europeia do Nivus). É visto como um rival para o Renault Captur e o Chery Tiggo 4 (o nosso 5x), mirando em clientes que querem um carro mais acessível.
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A marca ainda não divulgou todos os detalhes sobre o carro. A mídia local aponta que deve ter o motor 1.0 turbo de três cilindros e, assim como no Polo sul-africano, deve contar com diferentes níveis de potência. No caso do hatch, ele é vendido nas versões de 95 cv e115 cv.
Para produzir o Tera no país, a Volkswagne investiu 4 bilhões de rands (cerca de R$ 1,26 bilhão). A fabricação começará somente em 2027 e, assim como o Polo, pode ser exportado para outros países do continente africano e também para alguns mercados da Ásia.