O Volkswagen Tera, enfim, chegou. Um dos lançamentos mais aguardados do ano, e com a importância do Fusca e do Gol para a marca, o SUV compacto estreia com a mira apontada para Fiat Pulse e Renault Kardian, mas também pode atingir modelos de outros segmentos. Ele parte dos R$ 99.990 e pode chegar aos R$ 145.129 na versão mais cara, com opcionais.
Preços do Volkswagen Tera 2026:
- Volkswagen Tera MPI – R$ 99.990
- Volkswagen Tera TSI MT – R$ 116.990
- Volkswagen Tera Comfort TSI AT – R$ 126.990
- Volkswagen Tera High TSI AT – R$ 139.990
- Volkswagen Tera High TSI AT Outfit The Town – R$ 142.990
O preço inicial é para o Tera MPI, única versão com o motor 1.0 aspirado de 84 cv e é a única com preço especial de lançamento. Os R$ 99.990 só valem para as primeiras 999 unidades. Quando elas acabarem, o preço subirá para R$ 103.990.
As dimensões do VW Tera são semelhantes às de Pulse e Kardian: tem 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura (1,99 m com espelhos), 1,50 de altura e 2,57 m de entre-eixos. Ou seja, ele é maior do que os rivais em comprimento, mas mais baixo. No entre-eixos, é maior do que o Fiat, porém menor do que o Renault.
Vale ressaltar que o Tera MPI tem 1,47 m de altura, sendo exatos 2,6 cm mais baixo que as demais versões.
O porta-malas tem medidas intermediárias entre a concorrência, com 350 litros no padrão VDA. Porém, a comparação com os rivais deve ser feita em outro padrão, o de volume teórico (no qual o compartimento é preenchido com líquido, e torna-se menos preciso), único divulgado pela Fiat para o Pulse. Neste padrão, o Tera tem 407 litros, contra 410 litros no Kardian e 370 litros no Pulse.
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No design, o Volkswagen Tera 2026 inspira-se no novo Tiguan, que está confirmado para chegar em breve por aqui. Na dianteira, o capô alto e a grade com trama ascendente elevam visualmente o SUV.

Os faróis são full-led desde a versão mais barata, MPI. Não há faróis de neblina em nenhuma configuração, com a promessa de que as luzes principais são suficientemente eficientes.
A traseira também é alta e visualmente larga graças a um trabalho de vincos e volumes promovido pela equipe de design da Volkswagen do Brasil, liderada por José Carlos Pavone. As pequenas lanternas (que não têm chances de ganhar uma faixa luminosa na tampa do porta-malas) têm a função click-clack, até então vista apenas em Tiguan e Passat. Quando as luzes de posição estão acesas e o freio é acionado, há uma troca de luzes para dar prioridade aos freios.

De lado, o Tera tem como maior artifício de design a coluna C larga, além dos vincos formados nos para-lamas. As rodas variam de acordo com as versões: na MPI, são de aço, com calotas de 15 polegadas. Na TSI, são de liga leve de 15 polegadas. Na Comfort, há rodas de liga leve de 16 polegadas e, na topo de linha High, são de 17 polegadas.
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O interior do modelo tem layout diferente dos “irmãos” mais caros, Nivus e T-Cross. Nele, a tela da central multimídia parece apoiada no painel, e as saídas de ar das extremidades têm formatos irregulares. Quadro de instrumentos digital é um item de série, com variação de tamanho entre as versões. Há também variações de acabamento, com mescla de materiais e texturas, além de uma faixa macia e luz ambiente.

O Volkswagen Tera tem serviços conectados, ou seja, um aplicativo onde é possível executar funções como travar e destravar o veículo a distância, além de chegar parâmetros como combustível, autonomia e localização. Por fim, ele estreia um inédito assistente virtual da marca.

Batizado de Otto, funciona como uma Siri ou uma Alexa, e pode auxiliar em tudo o que se precisar com uma curva de aprendizado. Mas o Otto vai além: integrado ao veículo, ele também pode responder sobre informações presentes no manual do carro. Esses sistemas são de série na versão High, opcionais para Comfort e TSI, mas não estão disponíveis para a MPI.
Motores e desempenho do Volkswagen Tera 2026

São quatro versões diferentes para o Tera, com três configurações mecânicas distintas e todas herdadas do Polo – que perdeu diversas versões antes do lançamento do SUV compacto.
O VW Tera mais barato, MPI, é o único com motor 1.0 aspirado de 84/77 cv (etanol/gasolina) e 10,3/9,6 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas. De acordo com a VW, o Tera mais fraco chega aos 100 km/h em 13,8 s com etanol e em 14,3 s com gasolina. A velocidade máxima é de 162 km/h.

Em seguida, o Tera TSI tem o motor 1.0 turbo (170 TSI) de 116/109 cv (etanol/gasolina) e 16,8 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas. É a versão mais rápida do Tera, com 0 a 100 km/h oficial de 10,1 s com etanol e 10,2 s com gasolina. A velocidade máxima é de 187 km/h.
Por último, as versões Comfort e High (vale lembrar, sem o sobrenome “line”) têm o mesmo motor 1.0 turbo, mas com câmbio automático de seis velocidades. Seu 0 a 100 km/h oficial de 11,7 s com etanol e 11,8 s com gasolina. A velocidade máxima é de 184 km/h.
Versões e opcionais do Volkswagen Tera 2026
Volkswagen Tera MPI – R$ 99.990 (para as primeiras 999 unidades)

Equipamentos de série: seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, rodas aro 15 com calotas, retrovisores com ajuste elétrico, faróis e lanternas de led, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, piloto automático e limitador de velocidade, quatro alto-falantes, maçanetas e retrovisores pintados, direção elétrica, parassol com espelho apenas para o passageiro, rack longitudinal, monitor de pressão dos pneus, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensores de estacionamento traseiros, volante multifuncional, vidros elétricos dianteiros e traseiros, central VW Play convencional de 10,1″.

Volkswagen Tera TSI MT – R$ 116.990

Conteúdo da versão MPI mais rodas de aro 16 com calotas, alarme, frenagem pós-colisão, parassóis com espelhos e iluminados, aplique de tecido no painel, volante multifuncional com revestimento de vinil.

Opcionais: rodas de liga leve aro 16″ (R$ 1.720) e central VW Play Connect, com 4G, rede Wifi e apps (R$ 1.590).
Volkswagen Tera Comfort TSI AT – R$ 126.990

Conteúdo da versão TSI mais rodas de liga leve aro 16″ diamantadas, grade com friso cromado, start-stop, câmbio automático de seis marchas, central VW Play Connect, piloto automático adaptativo (ACC), borboletas para trocas sequenciais no volante.

Opcional: pacote Conforto (R$ 1.400), com ar-condicionado digital “Climatronic Touch” com filtro de poeira e polén e carregamento de celular por indução
Volkswagen Tera High TSI AT – R$ 139.990

Conteúdo da versão Comfort mais rodas de liga leve aro 17″ diamantadas, iluminação ambiente, seis alto-falantes, ar-condicionado automático e digital, quadro de instrumentos digital de 10,25″, aplique de vinil no painel, bancos revestidos de vinil, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, iluminação no porta-luvas, carregador de smartphone por indução.

Opcional: pacote ADAS (R$ 2.839), que adiciona assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de pontos cegos com assistente de saída de vaga.
Volkswagen Tera High TSI AT Outfit The Town – R$ 142.990
Conteúdo da versão High mais rodas de liga leve aro 17″ escurecidas, teto e retrovisores pintados em preto brilhante, acabamento exclusivo na cabine, logotipos The Town.
Opcional: pacote ADAS (R$ 2.839), que adiciona assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de pontos cegos com assistente de saída de vaga.
Fichas técnicas do Volkswagen Tera 2026

Tera 1.0 MPI manual
Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 84/77 cv a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm (etanol/gasolina) a 3.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, diâmetro de giro de 10,8 m
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 185/65 R15
Peso: 1.078 kg, capacidade de carga de 387 kg
Dimensões: comprimento, 414,7 cm; largura, 177,7 cm; altura, 150,4 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 350 litros; tanque de comb., 49 litros
Volkswagen Tera TSI MT
Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 12V, turbo, 999 cm3; 12V, 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Direção: elétrica, diâmetro de giro de 10,8 m
Freios: disco ventilado (diant.); tambor (tras.)
Pneus: 205/60 R16
Peso: 1.130 kg, capacidade de carga de 450 kg
Dimensões: comprimento, 415,1 cm; largura, 177,7 cm; altura, 147,8 cm; entre-eixos, 256,6 cm;, porta-malas, 350 litros; tanque, 59 litros
Volkswagen Tera Comfort/High/The Town TSI AT
Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 12V, turbo, 999 cm3; 12V, 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Direção: elétrica, diâmetro de giro de 10,8 m
Freios: disco ventilado (diant.); tambor (tras.)
Pneus: 205/60 R16 ou 205/55 R17
Peso: 1.169 kg, capacidade de carga de 451 kg
Dimensões: comprimento, 415,1 cm; largura, 177,7 cm; altura, 150,4 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 350 litros; tanque, 59 litros