O Tera chegou para ser o irmão caçula entre os SUVs compactos da Volkswagen. Seu comprimento é de 4,14 m, ou seja, é 13 centímetros menor que o Nivus, que mede 4,27 m, sendo o maior entre os utilitários compactos da marca. Mas será que a diferença de espaço entre eles é tão grande assim?
Além de fazer o teste de desempenho que vocês já conhecem, com acelerações, frenagens, retomadas e consumo, QUATRO RODAS também sempre tira todas as medidas internas dos carros, para podermos saber exatamente o espaço que os ocupantes têm à disposição.
Nós fazemos três medições na parte dianteira e traseira da cabine. São elas:
- A – é a largura total, medido de uma extremidade a outra da cabine;
- B – é referente a altura, medida da base do banco até o teto. Quando o banco tem ajuste de altura, medimos ele na posição mais baixa e mais alta, depois tiramos a média;
- C – é o espaço para as pernas. Na dianteira, a medição é feita da ponta do pedal do freio até a divisão entre encosto e assento. Na traseira, é da ponta do trilho do banco dianteiro até a divisão de encosto e assento. Assim como a medida B, também calculamos a média entre as duas posições mais extremas dos assentos.

Com todos os detalhes explicados, vamos à comparação. Começando pela largura total da cabine, o Tera mede 1.495 mm de ponta a ponta na parte dianteira da cabine, e 1.380 mm na traseira. Já o Nivus é mais apertado na frente, medindo 1.490, porém, tem mais espaço para os passageiros da segunda fila, medindo 1.445 mm.

É algo que não reflete exatamente a diferença de tamanho externo deles. O Tera é um pouco mais largo (1,77 m) que o Nivus (1,75 m), mas oferece menos espaço lateral para o banco traseiro. Mérito do design do SUV cupê, que tem uma seção traseira mais generosa.
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Porém é o mesmo design cupê que compromete o espaço para a cabeça dos ocupantes do Nivus. São 980 mm de altura na dianteira e 940 mm na segunda fileira. Por outro lado, o Tera tem 985 mm de altura na frente e 960 mm na traseira.

E olha que a altura geral dos dois nem é tão diferente assim. O Nivus mede 1,49 m e o Tera 1,50 m.
Por fim chegamos no espaço para as pernas, medida interna muito influenciada pelo entre-eixos. Mas nesse caso, ambos estão na mesma: são 2,56 m nos dois casos, medida também compartilhada com o Polo.

No banco traseiro, temos um empate. Os dois SUVs oferecem 890 mm de espaço para as pernas. Porém, o Tera é mais espaçoso na frente, com 1.000 mm — ou 1 m —, enquanto o Tera é um pouco mais apertado, com 995 mm. É uma diferença pequena, mas os mais altos irão senti-la.
E não podemos nos esquecer do porta-malas. Nesse caso, não há chances para o Tera. O Nivus oferece bons 415 L de espaço no bagageiro, enquanto o caçula tem meros 350 L.
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Com isso, é possível afirmar que o Tera é um pouco mais espaçoso que o Nivus, já que oferece tem a cabine mais alta e oferece um pouco mais de espaço para as pernas e para os ombros na dianteira.
Por outro lado, o Nivus pode ser uma opção melhor para famílias que que usarão mais o banco traseiro — uma vez que sua largura é maior e o espaço para as pernas exatamente igual ao do ‘irmão’ — e o porta-malas. Só fica devendo um pouquinho na altura, menor por conta do caimento da traseira.