Mais de seis meses depois do lançamento, a nova geração do Volkswagen Tiguan para o continente americano ganha uma boa novidade na linha 2026, prevista para chegar ao mercado norte-americano no segundo semestre deste ano. O SUV médio recebe uma nova versão com motor 2.0 turbo de 272 cv, bem mais potente do que o modelo anterior vendido no Brasil. Falando nisso, a nova geração produzida no México deve chegar ao país entre o fim de 2025 ou no início de 2026.
Apesar de usar o mesmo nome, o novo Tiguan representa um salto em relação à geração anterior (ainda vendida no Brasil). A plataforma agora é a MQB Evo, que permite mais tecnologia embarcada e um conjunto estrutural mais leve e moderno.
A dianteira terá um visual mais baixo e largo, com grade integrada aos faróis, além de uma assinatura luminosa horizontal em led — solução já vista no ID.4 e no Golf europeu. A traseira também aposta em linhas horizontais, com lanternas conectadas por uma faixa iluminada.
A versão topo de linha apresentada nos EUA é a SEL R-Line 4Motion, para quem quer mais desempenho. O modelo contará com rodas de liga leve maiores, detalhes em preto brilhante e para-choques mais agressivos. O acabamento interno será sofisticado e dominado por uma central multimídia flutuante de 15″, além de um painel digital configurável. O modelo também inclui o seletor de marchas no volante, como nos modelos ID, eliminando a alavanca tradicional.
Compartilhe essa matéria via:
O destaque é o motor 2.0 TSI EA888, que foi atualizado, passando a entregar 272 cv de potência, 71 cv a mais do que as demais versões, de 201 cv. Manteve a transmissão automática de oito marchas e virá com a tração integral 4Motion de série, garantindo desempenho superior ao do Golf GTI vendido nos Estados Unidos (que entrega 241 cv). Isso faz do Tiguan um dos SUVs médios mais potentes da categoria por lá.
Por mais que o novo modelo não ofereça a terceira fila de assentos, o novo Tiguan já está confirmado para o Brasil, como revelou a divisão mexicana da fabricante. A pergunta é se chegará com o motor 2.0 mais fraco, de 201 cv, ou se a VW repetirá a estratégia atual, oferecendo somente a variante topo de linha, que no casso será a de 272 cv.
A expectativa é que o Volkswagen Tiguan 2026 seja posicionado no segmento premium, mirando rivais como o Toyota SW4, o Jeep Commander e até o BYD Song Plus. Mesmo que não haja uma confirmação nos preços e considerando que o Tiguan Allspace ainda é vendido por R$ 303.900, tudo indica que a nova geração custará mais de R$ 300.00.