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VW começa a ser produzido em Taubaté; veja quando chega

O Volkswagen Tera é o mais importante lançamento da empresa, pelo menos nos últimos 10 anos. Antes mesmo de estrear, o modelo já chega pressionado e com a dura missão de “substituir o Gol”.

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Inicialmente, SUV foi apenas mostrado para o público, mas ainda não havia iniciado sua produção. Porém, nesta semana a VW anunciou o início da produção do Tera na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo.

Neste momento, esta unidade acabou de receber rodas e pneusFernando Pires/Quatro Rodas

O início da produção na fábrica de Taubaté nos dá pistas sobre a sua estreia oficial, que deve acontecer em meados de maio. Mas, caso ocorram atrasos, o lançamento da SUV deve ocorrer no máximo até junho.

Até o momento, não foram divulgados os preços do Tera, mas já sabemos que ele terá um valor pouco acima das versões equivalentes do Polo, sendo o mais novo SUV de entrada da Volks.

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VW Tera produção pré-série
Logotipo, faróis e lanternas têm gabaritoFernando Pires/Quatro Rodas

Um pouco mais sobre o VW Tera

Desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro, o Tera traz um visual diferente de outros Volkswagem disponíveis no Brasil.

O design é assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone, com linhas mais verticais, faróis bipartidos e lanternas com assinatura inédita.

Por ser um modelo de entrada, ele vai ser o menor SUV da Volkswagen à venda no Brasil. O Tera conta com 2,56 m de entre-eixos, exatamente a mesma medida do Nivus e 9 cm a menos que o T-Cross, mas a capacidade do porta-malas é menor que os 415 L do Nivus.

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VW Tera High Outfit 2026
<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Apesar de se tratar de um modelo de entrada, o SUV é muito bem equipado, principalmente em sua versão topo de linha High com pacote Outift,já testada por QUATRO RODAS.

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Esta versão tem seis airbags, iluminação interna ambiente, aplique macio de vinil no painel, ar-condicionado digital, banco com revestimento de vinil, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, iluminação no porta-luvas e no porta-malas, quadro de instrumentos digital de 10,25″, rodas de liga-leve 17” diamantadas, sensor crepuscular, sensor de chuva, carregamento de celular por indução, ACC (Adaptive Cruise Control), banco do motorista com descansa-braço, 4 portas USB tipo C, partida por botão e chave presencial, start-stop, câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais por borboletas no volante, central multimídia VW Play Connect, freio a disco nas quatro rodas.

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VW Tera High Outfit 2026
<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

De baixo do capô terão duas motorizações diferentes da Volks, sendo os mesmos motores utilizados no Polo. O primeiro é um 1.0 aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm com câmbio manual de cinco machas. As versões mais caras terão o motor 1.0 turbo (TSI) com 116 cv e 16,8 kgfm, que pode estar acoplado com o mesmo câmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis marchas.

Como já dito, o Volkwswagen Tera ficará na mesma faixa de preço do Polo, como preços de R$ 100.000 a R$ 140.000. Nos próximos meses a empresa alemã divulgará oficialmente os valores.

VW Tera High Outfit 2026
<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
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