A Volkswagen aposta muito no Tera, a ponto de acreditar que é o carro que pode levar a marca de volta à liderança do mercado brasileiro. Se a primeira hora servir como um exemplo do que está por vir, a fabricante tem muito o que comemorar, pois vendeu 12.000 unidades do SUV compacto nos primeiros 50 minutos após o início da comercialização do modelo, na noite de ontem (5).
Para fazer o máximo de barulho possível com o lançamento, a Volkswagen optou por uma estratégia diferente, realizando o que chama de “Open Doors”, mantendo as 472 concessionárias abertas além do horário normal enquanto começava as vendas simultaneamente em todo o país, às 18h50.
















































Versões mais vendidas do Volkswagen Tera
Como esperado, a versão de entrada com preço promocional de R$ 99.990 já esgotou. O lote era de apenas 999 unidades e, com o seu fim, o Tera MPI agora custa R$ 103.990, em uma faixa de preço acima do Fiat Pulse (que parte de R$ 98.990), porém abaixo do Renault Kardian (com preço inicial de R$ 112.690 na tabela oficial).
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Segundo a Volkswagen, a versão mais vendida foi a High, justamente a mais cara e que custa R$ 139.990, chegando a R$ 142.290 ao adicionar o pacote Outfit. É uma movimentação comum em pré-vendas, com os clientes procurando mais a configuração topo de linha. Veja como ficou a participação de cada versão nas vendas:
- Tera High – 41%
- Tera Comfort – 28%
- Tera MPI – 20%
- Tera TSI MT – 11%
Fazendo os cálculos proporcionais, as concessionárias Volkswagen faturaram R$ 1.509.483.200 em 50 minutos vendendo apenas o Volkswagen Tera.
Esta quantidade será um impulso bem grande para a Volkswagen, que pode até subir para a 1ª colocação entre as marcas. Em maio, a Fiat liderou as vendas com 46.098 unidades emplacadas, enquanto a fabricante alemã fechou o mês com 37.202 veículos, uma diferença de 8.896 carros. Tudo dependerá do quanto o Tera canibalizou de vendas de outros modelos como Polo, Nivus e T-Cross.

A possibilidade existe. O primeiro Tera foi vendido para Daniela Miranda, de Santana do Parnaíba (SP) e, curiosamente, escolheu o carro para substituir o seu T-Cross.
Como é o Tera?
Posicionado como o SUV de entrada da empresa, abaixo do T-Cross e do Nivus, o Tera irá disputar espaço diretamente com o Fiat Pulse e o Renault Kardian. É um segmento que tem crescido consideravelmente e que ainda vai receber mais concorrentes, como o Honda WR-V e Toyota Yaris Cross, ambos com estreia marcada para este ano; e um novo crossover baseado no Chevrolet Onix, previsto para 2026.

As dimensões do VW Tera são semelhantes às de Pulse e Kardian: tem 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura (1,99 m com espelhos), 1,50 de altura e 2,57 m de entre-eixos. Ou seja, ele é maior do que os rivais em comprimento, mas mais baixo. No entre-eixos, é maior do que o Fiat, porém menor do que o Renault. Seu porta-malas é de 350 litros.
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São quatro versões diferentes para o VW Tera, com três configurações mecânicas distintas e todas herdadas do Polo – que perdeu diversas versões antes do lançamento do SUV compacto.
Preços do Volkswagen Tera 2026:
- Volkswagen Tera MPI – R$ 103.990
- Volkswagen Tera TSI MT – R$ 116.990
- Volkswagen Tera Comfort TSI AT – R$ 126.990
- Volkswagen Tera High TSI AT – R$ 139.990
- Volkswagen Tera High TSI AT Outfit The Town – R$ 142.990
O VW Tera mais barato, MPI, é o único com motor 1.0 aspirado de 84/77 cv (etanol/gasolina) e 10,3/9,6 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas. De acordo com a VW, o Tera mais fraco chega aos 100 km/h em 13,8 s com etanol e em 14,3 s com gasolina. A velocidade máxima é de 162 km/h.
Em seguida, o Tera TSI tem o motor 1.0 turbo (170 TSI) de 116/109 cv (etanol/gasolina) e 16,8 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas. É a versão mais rápida do Tera, com 0 a 100 km/h oficial de 10,1 s com etanol e 10,2 s com gasolina. A velocidade máxima é de 187 km/h.
Por último, as versões Comfort e High (vale lembrar, sem o sobrenome “line”) têm o mesmo motor 1.0 turbo, mas com câmbio automático de seis velocidades. Seu 0 a 100 km/h oficial de 11,7 s com etanol e 11,8 s com gasolina. A velocidade máxima é de 184 km/h.