O SUV mais barato da Volkswagen ainda nem foi lançado e já ganhou uma edição especial, chamada de Tera Outfit The Town Edition. O nome extenso quer dizer que o modelo vem com o pacote Outfit, além de detalhes estéticos que fazem alusão ao festival de música que será realizado em São Paulo (SP), em setembro.
Mas o lançamento do SUV compacto ocorre antes. A previsão é de que o modelo chegue às lojas entre maio e junho. A produção dele começou no dia 2 de abril, na fábrica de Taubaté (SP). QUATRO RODAS já acompanhou com exclusividade o processo de fabricação. Além da configuração alusiva ao evento, também serão vendidas as versões MPI, TSI, Comfort e High.
A Volkswagen não detalhou quais são os diferenciais da versão especial. Pelas fotos divulgadas, ela tem teto preto e o emblema do The Town na última coluna, além de opcionais do pacote Outfit. São itens como roda de liga leve 17” escurecida diamantada, logotipos pretos, retrovisores e teto pretos, além das colunas A e C e do teto interno também pretos. Esse pacote inclui ainda monitor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de faixa.
Compartilhe essa matéria via:
A expectativa é de que a opção tenha todos os itens disponíveis na versão High com pacote Outfit. Entre eles, há seis airbags, iluminação interna ambiente, aplique macio de vinil no painel, ar-condicionado digital, banco com revestimento de vinil, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, iluminação no porta-luvas e no porta-malas e quadro de instrumentos digital de 10,25″.

Também fazem parte da versão sensor crepuscular, sensor de chuva, carregamento de celular por indução, ACC (Adaptive Cruise Control), banco do motorista com descansa-braço, quatro portas USB tipo C, partida por botão e chave presencial, start-stop, câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais por borboletas no volante, central multimídia VW Play Connect e freio a disco nas quatro rodas.
Em relação a motores, já sabemos que o novo SUV usará exatamente os mesmos motores do Polo. Portanto, as versões de entrada terão motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm, além de câmbio manual de cinco marchas. Haverá ainda uma versão com motor 1.0 turbo (TSI) com 116 cv e 16,8 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. As versões mais caras combinarão o motor TSI com câmbio automático de seis marchas.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
O Tera tem 2,56 m de entre-eixos, exatamente a mesma medida do Nivus e 9 cm a menos que o T-Cross, mas a capacidade do porta-malas é menor que os 415 litros do Nivus. Além disso, o Tera é mais fraco: seu motor 1.0 turbo tem 116 cv contra os 128 cv dos outros SUVs da linha VW.
O SUV mais barato da marca deve chegar em uma faixa de preço entre R$ 100.000 e R$ 140.000. Pensando nessa faixa de preços, a Volks já tirou algumas versões do Polo na linha 2026.