Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Waack: Juros do Brasil se descolam dos juros americanos

A taxa Selic foi mantida nesta quarta-feira (31) no mesmo patamar pelo Comitê de Política Monetária (Copom), ou seja, em um nível elevado. Considerando a inflação mais comportada, isso assegura que o Brasil continuará no topo do ranking mundial de juros reais mais altos. Embora isso seja ruim, não é uma novidade.

Isso, infelizmente, não é reconfortante. A julgar pelos índices das últimas horas, os juros brasileiros estão se desvinculando dos juros nos Estados Unidos — que sempre têm impacto sobre os nossos. Isso é preocupante.

As curvas de juros no Brasil estão subindo, e os agentes econômicos preveem que a Selic estará ainda mais alta em setembro, outubro e novembro. Nos Estados Unidos, a expectativa é inversa, com a taxa de juros do Federal Reserve (Fed) sendo reduzida até o final do ano, provavelmente com dois cortes.

Normalmente, juros norte-americanos mais baixos facilitam a redução dos juros aqui. No entanto, o lado fiscal brasileiro preocupa, ou seja, a forma como o governo brasileiro gerencia as contas públicas e a trajetória do nosso endividamento.

 

Economia é psicologia. E o lado psicológico — as expectativas e a percepção subjetiva dos fatos — é decididamente cauteloso. Nesse caso, os agentes não estão levando em conta declarações do presidente ou a disputa dele com o Banco Central (BC). Estão observando um dado puro e simples: despesas públicas estão crescendo mais rapidamente do que a receita para financiá-las, e não há sinais de que essa situação vá mudar fundamentalmente.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H